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Como é uma típica igreja barroca?

Estilo artístico nascido na Itália no início do século 17, o barroco chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o chamado Ciclo do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em Minas Gerais transformou a região em um importante centro econômico. Exatamente por isso, boa parte da herança barroca no […]

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 11h04 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

Estilo artístico nascido na Itália no início do século 17, o barroco chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o chamado Ciclo do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em Minas Gerais transformou a região em um importante centro econômico. Exatamente por isso, boa parte da herança barroca no Brasil está espalhada por cidades mineiras, não só em obras artísticas, como esculturas, mas também na arquitetura de várias igrejas erguidas nessa época. A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.

Toda essa opulência e riqueza de detalhes pode ser observada em várias igrejas de Minas. Mas talvez nenhuma delas simbolize tão bem as características do barroco brasileiro como a de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). “Ela é um marco do estilo e tem abundância de luz e cor”, afirma a museóloga Maria da Conceição Fernandes Brito, do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto. A igreja – ou capela, como preferem os especialistas – começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no início do século 19. Ela foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro do período, Antônio Francisco Lisboa.

Chamado popularmente de Aleijadinho, por causa de uma atrofia muscular que atingiu seus membros, ele era filho de um arquiteto português com uma escrava. Além de projetar construções, Aleijadinho também era um brilhante escultor. Para superar a deficiência física na hora de fazer suas obras, ele amarrava nas mãos instrumentos para talhar e aparar blocos de pedra. Graças à criatividade e ao esforço desse talentoso artista, a capela de São Francisco de Assis é considerada a mais bela de todas as igrejas barrocas de Minas Gerais.

Obra-prima de Aleijadinho
Capela de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é um marco do estilo

1. DESENHO REVOLUCIONÁRIO

A fachada principal e o corpo da igreja têm forma curvilínea, uma característica nova trazida pelo estilo barroco, pois os templos religiosos até então costumavam ser retangulares. As duas torres arredondadas e lembrando a forma de uma guarita valeram à construção o apelido de “Igreja Militar”

2. FACHADA EXTRAVAGANTE

Nem todas as igrejas barrocas têm uma fachada tão trabalhada como a da São Francisco de Assis. No alto da porta principal, vê-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos. O medalhão redondo um pouco mais acima retrata São Francisco, de joelhos, recebendo as chagas de Cristo

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3. ALTAR ESCULPIDO

O interior das igrejas barrocas tem paredes e teto revestidos de madeira esculpida. O altar-mor da São Francisco de Assis, projetado por Aleijadinho e pintado por Manuel da Costa Athayde, é um bom exemplo: atrás dele, uma peça de madeira em alto- relevo com acabamento de ouro mostra a exuberância da arte barroca

OS FAMOSOS ANJINHOS

Altares laterais repletos de anjinhos, flores e espinhos estão presentes em quase todas as igrejas do estilo. Na São Francisco de Assis, podem ser vistos três altares de cada lado da nave, dedicados a santos franciscanos: Santa Isabel da Hungria, Santo Ivo, São Francisco de Assis, São Lúcio e Santa Bona, São Roque e Santa Rosa de Viterbo

SACRISTIA ASSOMBRADA

O lavabo em pedra-sabão da sacristia é considerado uma obra ímpar de Aleijadinho. Retrata uma figura humana com olhos vendados representando as qualidades franciscanas: pobreza, fé, obediência e castidade. Mas a sacristia também é famosa pela lenda de que o fantasma de uma mulher com roupas do século 18 costumava aparecer no local

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TETO DE TIRAR O FÔLEGO

Pinturas rebuscadas podem ser vistas em quase todos os templos barrocos. O teto da igreja, também pintado por Manuel Athayde, é uma obra-prima que levou quase 11 anos para ficar pronta. O artista mostrou a ascensão de uma Nossa Senhora com traços mulatos, envolta numa grande revoada de anjos

Mergulhe nessa

Na livraria:

A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil Germain Bazin, Record, 1993

O Universo Mágico do Barroco Brasileiro Emanoel Araújo, Serviço Social da Indústria, 1998

Na internet:

https://www.ouropreto.com.br/igrejas.asp

https://www.cidadeshistoricas.art.br/hac/especiais/esp_isfa_p.htm

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