Como foi inventado o zíper?
A idéia de um dispositivo deslizante para fechar roupas ou objetos foi apresentada pela primeira vez em 1893, na Exposição Mundial de Chicago, nos Estados Unidos. Quem patenteou o projeto desse zíper primitivo, que tinha pequenos ganchos e argolas para ser fechado, foi o engenheiro americano Whitcomb Judson. O mecanismo que conhecemos hoje, com o […]
A idéia de um dispositivo deslizante para fechar roupas ou objetos foi apresentada pela primeira vez em 1893, na Exposição Mundial de Chicago, nos Estados Unidos. Quem patenteou o projeto desse zíper primitivo, que tinha pequenos ganchos e argolas para ser fechado, foi o engenheiro americano Whitcomb Judson. O mecanismo que conhecemos hoje, com o uso de dentes que se engancham, surgiu apenas em 1912, desenvolvido por Gideon Sundback, um engenheiro elétrico sueco que trabalhava nos Estados Unidos. No mesmo ano, a patente para um sistema semelhante foi concedida na Europa em nome de uma mulher chamada Catharina Kuhn-Moos. “A indústria de confecção foi a mais beneficiada com essa invenção, que facilitou enormemente o abrir e fechar de roupas.
Antes do zíper, as roupas tinham fileiras intermináveis de botões, o que dificultava sua fabricação e uso”, diz o estilista José Gayegos, coordenador da área de moda do Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac), em São Paulo. O curioso é que a palavra “zíper” só surgiria em 1923. Ela foi criada por um funcionário da empresa americana B.F. Goodrich, que usou o termo para dar nome ao fecho deslizante que acabava de ser lançado numa linha de galochas de borracha, as chamadas Zipper Boots (“Botas Zipper”).
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
O que é o teorema do macaco infinito?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Já imaginou uma cidade sem o SUS?
Pesquisadores encontram primeiro “fóssil de raio” na Amazônia







