1) um tubo leva óleo hidráulico em alta pressão para dentro da britadeira – são 25 litros por minuto! ele desce por um caminho interno até chegar a uma câmara que envolve o pistão, a peça de metal responsável por transmitir o movimento à barra perfuradora. O óleo empurra o pistão para cima
2) O pistão vai subindo até que o óleo encontra um escape pelo lado direito. ele então sai por esse caminho, fazendo com que o pistão deixe de ser pressionado para cima. após escapar, o líquido vai seguir seu caminho para a parte de cima da máquina, onde colidirá comum cilindro que fica na horizontal
3) Na parte de cima, o óleo empurra o cilindro para a esquerda. ao se mover, essa peça abre uma passagem para que uma nova dose do líquido faça pressão sobre o pistão, forçando-o rapidamente para baixo contra a barra perfuradora. a barra é capaz de furar um bloco de asfalto em até 20 segundos
4) O óleo que continua a entrar na britadeira força o cilindro de volta para a direita, fechando a passagem. a dose que é enviado para a parte de baixo empurra o pistão para cima novamente, expulsandoo óleo do ciclo anterior para fora por outro tubo. Todo o percurso se repete 42 vezes por segundo
– Embora “britadeira” seja mais conhecido,o nome técnico do aparelho é “rompedor”
– A britadeira hidráulica é mais eficiente e cara do quea mais comum no brasil, a pneumática, que funciona parecido, mas usa ar pressurizado