Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como funciona a propulsão hipersônica?

Tecnologia permite a uma aeronave atingir uma velocidade seis vezes maior que a do som

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 7 mar 2024, 11h12 - Publicado em 18 ago 2014, 18h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • propulsão

    ILUSTRA Jonathan Sarmento

    Publicidade

    É uma tecnologia que permite a uma aeronave atingir uma velocidade seis vezes maior que a do som, que é de 1.235 km/h. Isso significa que ela poderia ir de São Paulo a Nova York em apenas cerca de 1h21!

    Publicidade

    Por enquanto, esse avanço ainda está em fase de testes, com o protótipo X-51A Waverider, desenvolvido pela Força Aérea norte-americana em conjunto com agências governamentais e empresas privadas. No primeiro teste, realizado em 2010, o Waverider atingiu incríveis 5.632 km/h, mas voou por apenas 143 segundos. Veículos que passam de 1.470 km/h (1,2 vezes a velocidade do som) são chamados supersônicos. Os hipersônicos passam de 6.150 km/h (5 vezes a velocidade do som).

    Ainda assim, os pesquisadores militares dos EUA estão confiantes e acreditam que já poderão aplicar a tecnologia até 2016, em míssies, aeronaves de reconhecimento, vigilância furtiva e coleta de informações. A novidade só deve chegar à aviação comercial em cerca de 2080, diminuindo drasticamente o gasto com combustíveis, o tamanho dos aviões e o tempo de voo.

    Publicidade

    + O que é a barreira do som?

    + Por que o som se propaga mais depressa na água?

    Publicidade

    1) Dando um empurrãozinho

    O lançamento é feito em dois estágios. Primeiro, ele “pega carona” em um bombardeiro B-52, anexado como um míssil comum. Quando é disparado, acelera rumo à estratosfera – durante 30 segundos pelo mesmo tipo de foguete usado em mísseis táticos. Essa parte é então descartada e o Waverider finalmente ativa a propulsão hipersônica

    Publicidade

    2) Jeitão de predador

    Sua aerodinâmica é inspirada em um focinho de tubarão. A fuselagem e as “barbatanas” são feitas de carbono e compostos de carbono. Na estrutura interna, foram utilizados materiais aeroespaciais como alumínio, aço, titânio e uma superliga de crômio e níquel. De ponta a ponta, o Waverider mede 7,62 m e pesa 1,8 kg

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    3) O alimento da fera

    Um combustível específico para jatos supersônicos, o JP-7, abastece o motor. Mas ele só entra em ação quando o Waverider alcança a altura máxima de voo, a 21 km do solo. Sua função é tanto refrigerar o motor quanto ser queimado para gerar o empuxo que move o projétil. Há combustível o suficiente para quatro minutos de combustão

    + Como funciona um míssil?

    + Por que os ônibus espaciais serão aposentados?

    4) Inspiração

    A velocidade hipersônica é atingida graças à tecnologia pioneira do motor, chamada “scramjet”. Ela provoca um ciclo no uso de oxigênio: o ar sugado pela entrada principal auxilia na combustão que gera a propulsão, aumentando a aceleração. Assim, entra ainda mais ar no motor, ampliando cada vez mais a velocidade

    5) Fica frio, cara!

    Viajando nessa velocidade, o atrito contra o ar poderia aquecer bastante o protótipo, especialmente a ponta. Por isso, ele é revestido de um escudo térmico de dióxido de silício, desenvolvido pela Boeing. Esse isolamento é bem parecido com o dos ônibus espaciais da Nasa (que também é parceira desse projeto)

    Continua após a publicidade

    Comendo poeira

    Em velocidade máxima, o Waverider só perde para o ônibus espacial

    SER HUMANO

    Usain Bolt

    44,72 km/h

    CARRO COMERCIAL

    Koenigsegg Agera One

    450 km/h

    Continua após a publicidade

    AERONAVE COMERCIAL

    Boeing 787

    1.040 km/h

    CAÇA INTERCEPTADOR

    F-18 Hornet

    2.204 km/h

    CAÇA ESPIÃO

    SR-71 Blackbird

    Continua após a publicidade

    3.529 km/h

    AERONAVE HIPERSÔNICA

    X-51A Waverider

    7.349 km/h (velocidade desejada)

    ÔNIBUS ESPACIAL

    Durante o lançamento

    28.968 km/h

    Continua após a publicidade

    FONTES Assessoria de imprensa da Pratt & Whittney Rocketdyne, da Boeing PhantomWorks e da 88a Base Aérea de Wright-Patterson (EUA), e sites da Força Aérea dos EUA e do Departamento de Defesa dos EUA

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.