Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funciona o piloto automático dos aviões?

O dispositivo é formado por equipamentos que permitem regular desvios de rota e de altitude, assegurando a condução da nave sem intervenção da tripulação. Nos aviões mais antigos, uma série de aparelhos mecânicos – como barômetro (medidor de pressão), giroscópio (deslocamento da nave para os lados) e girômetro (inclinação para a frente ou para trás) […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h51 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

O dispositivo é formado por equipamentos que permitem regular desvios de rota e de altitude, assegurando a condução da nave sem intervenção da tripulação. Nos aviões mais antigos, uma série de aparelhos mecânicos – como barômetro (medidor de pressão), giroscópio (deslocamento da nave para os lados) e girômetro (inclinação para a frente ou para trás) – transmitia informações para um computador de bordo, possibilitando a navegação sem o comando de um piloto. Nos aviões mais modernos, esses aparelhos foram substituídos por sensores eletrônicos, que se comunicam com os computadores. “Imagine um videogame que, quando não há ninguém jogando, joga sozinho”, diz o projetista de aviões Lauro Nei Batista. Hoje, há sistemas de navegação em que a tripulação apenas programa as coordenadas do local de saída e de destino e todo o vôo é conduzido pelo piloto automático. Até mesmo a aterrissagem é feita sem participação humana, auxiliada por sensores situados na pista do aeroporto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.