Como funciona o piloto automático dos aviões?
O dispositivo é formado por equipamentos que permitem regular desvios de rota e de altitude, assegurando a condução da nave sem intervenção da tripulação. Nos aviões mais antigos, uma série de aparelhos mecânicos – como barômetro (medidor de pressão), giroscópio (deslocamento da nave para os lados) e girômetro (inclinação para a frente ou para trás) […]
O dispositivo é formado por equipamentos que permitem regular desvios de rota e de altitude, assegurando a condução da nave sem intervenção da tripulação. Nos aviões mais antigos, uma série de aparelhos mecânicos – como barômetro (medidor de pressão), giroscópio (deslocamento da nave para os lados) e girômetro (inclinação para a frente ou para trás) – transmitia informações para um computador de bordo, possibilitando a navegação sem o comando de um piloto. Nos aviões mais modernos, esses aparelhos foram substituídos por sensores eletrônicos, que se comunicam com os computadores. “Imagine um videogame que, quando não há ninguém jogando, joga sozinho”, diz o projetista de aviões Lauro Nei Batista. Hoje, há sistemas de navegação em que a tripulação apenas programa as coordenadas do local de saída e de destino e todo o vôo é conduzido pelo piloto automático. Até mesmo a aterrissagem é feita sem participação humana, auxiliada por sensores situados na pista do aeroporto.