Como o Google e o Facebook ganham dinheiro?
Pergunta de Gutyerrez Erdmann (Campo Largo, PR)
Receita Total – US$ 29,3 bilhões (2010)
O grosso do faturamento vem de anúncios no buscador e em sites da empresa, como YouTube, Orkut, Blogger, Picasa etc. Eles são exibidos de acordo com as buscas dos usuários ou com o tipo de conteúdo acessado. Em seguida, vêm os anúncios em blogs e sites – a cada clique, o dono do site recebe alguns centavos. O resto vem da venda de conteúdo exclusivo em ferramentas como o Google Earth
US$ 8,8 bilhões – Anúncios em sites parceiros
US$ 1,2 bilhão – Acesso privilegiado a ferramentas
US$ 19,3 bilhões – Anúncios em sites do Google
Receita Total – US$ 2,01 bilhões (2010)
A rede social não tem ações públicas – os papéis do Facebook são comercializados num tipo de mercado de alta classe, exclusivo para clientes de grandes fundos de investimento – e por isso não precisa publicar seus balanços financeiros. Um documento elaborado para clientes, porém, vazou no ano passado, dando pistas da origem do dinheiro que financia o negócio de Mark Zuckerberg. Mais de 90% da grana vem de anúncios
US$ 740 milhões – Anúncios de grandes marcas
US$ 150 milhões – Outras receitas
US$ 1,12 bilhão – Anúncios pagos por usuários comuns
FONTES: Google, Reuters e eMarketer