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Como serão as cidades daqui a 100 anos?

 

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 22 fev 2024, 11h29 - Publicado em 3 mar 2011, 14h14
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  • Ainda mais lotadas que atualmente. Especialistas da ONU acreditam que a população do planeta pulará de 7 bilhões para 9,1 bilhões. Desse total, 70% viverá nos centros urbanos. Metrópoles como Nova York, Tóquio e São Paulo devem dobrar de população – a capital paulista deverá chegar a 40 milhões de moradores. Para dar conta de tanta gente, surgirão mega-arranha-céus e teremos que ocupar o subsolo e o ar. Estradas inteligentes tentarão resolver o caos do trânsito. “Vai ser um mundo mais quente, ainda muito poluído e com grandes bolsões de miséria”, afirma Joel Garreau, pesquisador da Universidade George Mason e autor de Edge City: Life on the New Frontier.

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    Arranha-espaçoPara uma superpopulação, superprédios. Além de apartamentos de vários tamanhos para abrigar centenas de milhares de pessoas, eles terão comércio, hospital, escolas, lazer e até fazendas. “Serão megacondomínios de 800 metros de altura, capazes de gerar energia e alimentos e reciclar água e lixo”, diz Bernard Hunt, do Instituto Real de Arquitetos Britânicos. “Muita gente passará meses sem sair deles.”

    Vida no ar

    Já rola em Hong Kong e vai se tornar padrão: grandes passarelas vão ligar os principais edifícios, compensando a falta de espaço. Haverá também pistas para automóveis e ônibus (mais raros do que hoje), trens, metrôs… e zepellins. “O transporte por dirigíveis só não se popularizou ainda por causa de acidentes que chocaram o público no começo do século 20”, diz Joel Garreau

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    Ladrões aposentados

    Boa notícia: você viverá mais. Hoje, 8% da população está acima dos 65 anos; em 2111, serão 24%. Notícia melhor ainda: isso deve diminuir a criminalidade, já que os jovens são os principais causadores (e vítimas) da violência. Mas ainda haverá bairros barra-pesada, principalmente nas megalópoles dos países pobres. A polícia vai agir na terra e no ar, contando com câmeras em todo lugar e robôs-vigias

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    Estradas inteligentes

    O trânsito estará ainda mais caótico, com grandes engarrafamentos, pedágios urbanos e estacionamentos caríssimos. Boa velocidade, só nas vias superinteligentes entre as cidades. Segundo Robert Strattan, pesquisador da Universidade de Tulsa, nelas os veículos andarão a até 400km/h, a poucos centímetros uns dos outros, rastreados por radares e controlados pelo computador de bordo

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    Vida sob a terra

    Ninguém vai querer morar debaixo do solo, mas não vai dar para descartar esse espaço útil. Teremos shoppings conectados a estações de metrô, ciclovias e pistas de caminhadas em até dez andares de profundidade. Em pontos cruciais, elevadores irão direto do subsolo até o topo dos arranha-céus. Os japoneses já têm um projeto do gênero, a cidade subterrânea de Marinepolis

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    Quintal é luxo

    Os condomínios fechados ainda serão a melhor opção para os endinheirados. Segundo Bernard Hunt, “eles abrigarão, em média 500 mil pessoas, e mesmo assim preservarão todas as características dos atuais condomínios de alto padrão” – ou seja, isolamento, segurança e algum contato com a natureza. Como a maioria das pessoas trabalhará de casa, a distância dos grandes centros não será problema

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    Chaminé forever

    Cidades terão parques, carros não usarão mais petróleo e lares receberão energia renovável. Mesmo assim, ainda teremos uma nuvenzinha preta da poluição sobre nossas cabeças. “Ainda precisaremos de indústrias e os principais países desenvolvidos não conseguirão se livrar totalmente da dependência de carvão”, prevê Garreau. Pelo menos, as fábricas ficarão em áreas mais isoladas

    • As migrações se tornarão mais intensas. Resultado: gente de todas as raças e origens farão parte do seu dia a dia• Nada de carros voadores: o futuro está mais para Minority Report do que para De Volta para o Futuro

    • Um projeto de bairro ecológico e 100% conectado à web deve ser inaugurado em 2015 na Índia

    • O futuro já começou! Tóquio já tem três projetos de megaprédios para 1 milhão de pessoas

    Fontes Joel Garreau, pesquisador da Universidade George Mason; Bernard Hunt, consultor do Instituto Real de Arquitetos Britânicos; Robert Strattan, professor da Universidade de Tulsa e pesquisador de novos combustíveis; sites do IBGE e da ONU; livro E-topia: A Vida Urbana, Mas Não como a Conhecemos, de William J. Mitchell

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