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De onde vem o dinheiro para uma campanha política?

Há várias fontes de arrecadação, mas a maior parte da grana vem de doações. As pessoas físicas (gente comum, como seu pai ou seu tio) podem doar até 10% dos ganhos declarados à Receita no ano anterior à eleição. Já o limite para as pessoas jurídicas (as empresas) é de 2% da receita bruta no […]

Por Luiz Fujita
Atualizado em 22 fev 2024, 11h37 - Publicado em 5 nov 2008, 17h07
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  • Há várias fontes de arrecadação, mas a maior parte da grana vem de doações. As pessoas físicas (gente comum, como seu pai ou seu tio) podem doar até 10% dos ganhos declarados à Receita no ano anterior à eleição. Já o limite para as pessoas jurídicas (as empresas) é de 2% da receita bruta no mesmo período. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define as regras de campanha, exige que os partidos façam uma previsão de gastos. Se o orçamento estourar, o partido tem de pagar uma multa. Abaixo, mostramos a grana que entrou e saiu na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Entre os principais candidatos que concorreram à Presidência, Lula é o único cujos gastos e doações de campanha detalhados estão no site do TSE – por isso não mostramos as contas dos outros candidatos. 🙂

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    QUEM DÁ MAIS?

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    Veja quanto o PT arrecadou e gastou na campanha de Lula em 2006

    PESSOAS E EMPRESAS

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    Há duas maneiras de cidadãos e empresas financiarem uma campanha: doar diretamente ao candidato ou fazer um depósito para o comitê do partido, que distribui o dinheiro aos vários candidatos da legenda. As doações diretas a Lula somaram só 1,8% do total, contra 79,8% dos que preferiram fazer doações ao comitê. Militantes também contribuem como pessoas físicas

    FUNDO PARTIDÁRIO

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    Todo ano os partidos recebem uma verba do Fundo Partidário, dinheiro que vem do orçamento do governo federal. Uma parte é distribuída igualmente entre todos os partidos, e outra parte leva em conta o número de representantes que cada um elegeu: quanto mais eleitos, mais dindin. Em 2006, o fundo distribuiu R$ 148 milhões aos partidos do país

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    EVENTOS E PRODUTOS

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    Outra maneira de conseguir grana é promover eventos, de palestras e seminários a shows e jantares para empresários com venda de convite. Há ainda o licenciamento de marcas e produtos: chaveiros em forma de tucano, broches em forma de estrela, canetas, bonés e bugigangas em geral. Hoje essa fonte de recursos é pouco utilizada nas campanhas

    Publicidade por material impresso – R 985 368,27

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    Publicidade por faixas, estandartes e placas – R$15 754 820,75

    Produção de programas de rádio, televisão ou vídeo – R$12 000 160

    Despesas com transporte – R 019 704,80

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    Pesquisas e testes eleitorais – R$6 575 897

    Locação de mão-de-obra de terceiros – R$6 101 036,13

    Comícios – R 271 013,21

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    Recursos de partido político – R$3 239 019,11

    Recursos de outros candidatos/comitês – R$2 380 829,15

    Publicidade por marketing – R$2 121 000

    Outros gastos – R$10 041 822,29

    TOTAL DE DESPESAS DE CAMPANHA: R$91 490 670,71

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