Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super por apenas 5,99

Em cenas com espelhos, como a câmera não aparece refletida?

Há várias técnicas para fazer a câmera "sumir", desde o ângulo da filmagem até paredes falsas no cenário e truques digitais na pós-produção

Por Janaína Harada
22 nov 2017, 14h09 • Atualizado em 22 fev 2024, 10h09
  • PERGUNTA Álvaro Huber de Souza, Guabiruba, SC

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    QUESTÃO DE PERSPECTIVA
    A solução mais simples seria filmar o ator e o espelho de um ângulo menor que 90 graus – ou seja, quase na diagonal em relação ao personagem. Nessa posição, a câmera e a equipe ficam “escondidas” e não aparecem refletidas no quadro.

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    CENÁRIO MONTADO
    Para gravar cenas que se passam em lugares pequenos, como banheiros, a produção cria o ambiente com paredes falsas, que se movimentam. Esse é o truque para ampliar a área do local de filmagem – uma vez que seria necessário um espaço real muito maior para acomodar todo o equipamento.

    Continua após a publicidade

     

    • Relacionadas

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    TELA VERDE
    Para dar mas liberdade à fotografia (para movimentos de câmera, gravação de sequências e reflexos), o espelho é substituído pelo chroma key. Nessa técnica é preciso que a iluminação e a posição dos equipamentos sejam marcadas. Assim, os takes podem ser unificados na pós-produção sem alterações, como se tudo fosse uma cena só. Para gravar reflexos, o ator precisa ensaiar bem para repetir exatamente os mesmos gestos na gravação do ângulo inverso.

    Continua após a publicidade

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    DO OUTRO LADO

    Um recurso menos tecnológico foi usado no filme O Ódio (de 1995). O diretor Mathieu Kassovitz usou dois cenários iguais: um para o “lado de lá” do espelho, com um dublê de costas, e outro para o “lado de cá”, onde acontecia a cena principal.

     

    • Relacionadas

    A MÁGICA DA EDIÇÃO
    Dizem que não há nada que a pós-produção não resolva. Se aparecer algum “intruso” ou reflexo indesejado no espelho, especialistas em efeitos visuais conseguem remover o fundo e substituí-lo por outro. Tudo isso pode ser feito em softwares de edição, como o After Effects.

    Continua após a publicidade

     

    CONSULTORIA Renan Ashikawa, compositor de efeitos visuais

    FONTES Sites Movies, Cinematography e No Film School

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.