Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em cenas com espelhos, como a câmera não aparece refletida?

Há várias técnicas para fazer a câmera "sumir", desde o ângulo da filmagem até paredes falsas no cenário e truques digitais na pós-produção

Por Janaína Harada
Atualizado em 22 fev 2024, 10h09 - Publicado em 22 nov 2017, 14h09

PERGUNTA Álvaro Huber de Souza, Guabiruba, SC

Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
(Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

QUESTÃO DE PERSPECTIVA
A solução mais simples seria filmar o ator e o espelho de um ângulo menor que 90 graus – ou seja, quase na diagonal em relação ao personagem. Nessa posição, a câmera e a equipe ficam “escondidas” e não aparecem refletidas no quadro.

 

Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
(Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

CENÁRIO MONTADO
Para gravar cenas que se passam em lugares pequenos, como banheiros, a produção cria o ambiente com paredes falsas, que se movimentam. Esse é o truque para ampliar a área do local de filmagem – uma vez que seria necessário um espaço real muito maior para acomodar todo o equipamento.

Continua após a publicidade

 

  • Relacionadas

 

Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
(Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

TELA VERDE
Para dar mas liberdade à fotografia (para movimentos de câmera, gravação de sequências e reflexos), o espelho é substituído pelo chroma key. Nessa técnica é preciso que a iluminação e a posição dos equipamentos sejam marcadas. Assim, os takes podem ser unificados na pós-produção sem alterações, como se tudo fosse uma cena só. Para gravar reflexos, o ator precisa ensaiar bem para repetir exatamente os mesmos gestos na gravação do ângulo inverso.

Continua após a publicidade

 

Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
(Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

DO OUTRO LADO

Um recurso menos tecnológico foi usado no filme O Ódio (de 1995). O diretor Mathieu Kassovitz usou dois cenários iguais: um para o “lado de lá” do espelho, com um dublê de costas, e outro para o “lado de cá”, onde acontecia a cena principal.

 

  • Relacionadas

A MÁGICA DA EDIÇÃO
Dizem que não há nada que a pós-produção não resolva. Se aparecer algum “intruso” ou reflexo indesejado no espelho, especialistas em efeitos visuais conseguem remover o fundo e substituí-lo por outro. Tudo isso pode ser feito em softwares de edição, como o After Effects.

Continua após a publicidade

 

CONSULTORIA Renan Ashikawa, compositor de efeitos visuais

FONTES Sites Movies, Cinematography e No Film School

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.