Sim, existe. É um carro equipado com o sistema Park Assist, que tem mecanismos para ajudar o motorista a fazer a baliza. Sensores verificam se o espaço da vaga é suficiente, o computador de bordo dá as instruções ao motorista e uma câmera, instalada no para-choque traseiro, transmite imagens para um monitor de rádio touch screen. O volante que gira sozinho impressiona, mas o grande trunfo é a central computadorizada, que coordena toda a manobra. O motorista só precisa controlar a velocidade do carro e mudar de marcha, caso a vaga seja muito apertada. Essa tecnologia do futuro é um item que vem de fábrica e não pode ser instalado. Então, o jeito é trocar a caranga por um zero-quilômetro e desembolsar mais uns trocadinhos (cerca de 4 mil reais) para ter a mordomia garantida.
Deixe que o carro faça todo o trabalho de estacionar para você
1. Antes de passar pela vaga, a uma velocidade inferior a 30 km/h, o motorista deve acionar o botão do Park Assist. Com o sistema ativado, os sensores laterais escaneiam os espaços entre os veículos estacionados à procura de um lugar adequado
2. Para que os sensores funcionem, é preciso passar a uma distância que varia entre meio metro e um metro e meio dos carros estacionados na lateral. Para fazer a manobra, o sistema precisa de um espaço adicional: um metro a mais que o tamanho do veículo
3. Quando a vaga é localizada, o computador de bordo mostra o espaço entre dois veículos. É preciso posicionar o carro à frente do espaço onde irá estacionar. Feito isso, o sistema sinaliza para que o motorista pare o carro, engate a ré e tire as mãos do volante
O Park Assist só funciona em vagas paralelas, as de rua. Em vagas perpendiculares, comuns em shoppings, a manobra tem que ser feita manualmente
4. A partir daí, tudo fica por conta da central eletrônica, instalada na parte
interna do para-choque dianteiro. Ela recebe dos sensores as informações de distância e ângulo, gerando as coordenadas para a direção eletro-hidráulica do carro
5. O motorista controla a velocidade do veículo (aceleração e frenagem) e, se necessário, a troca de marcha (da ré para a primeira, e vice-versa). Os sensores apitam quando o limite de distância entre os carros é ultrapassado. A câmera traseira ajuda a realizar uma baliza perfeita
Se a velocidade exceder 7 km/h, o Park Assist é desativado. O sistema também para de funcionar caso o motorista force o volante
FONTES Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen; Marcos Palucci, especialista de produto da Volkswagen
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