PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Existe carro que estaciona sozinho?

Por Giselle Hirata
Atualizado em 22 fev 2024, 11h31 - Publicado em 3 set 2010, 15h35
640px-Smart_Car_parked_in_Turku,_Finland

Sim, existe. É um carro equipado com o sistema Park Assist, que tem mecanismos para ajudar o motorista a fazer a baliza. Sensores verificam se o espaço da vaga é suficiente, o computador de bordo dá as instruções ao motorista e uma câmera, instalada no para-choque traseiro, transmite imagens para um monitor de rádio touch screen. O volante que gira sozinho impressiona, mas o grande trunfo é a central computadorizada, que coordena toda a manobra. O motorista só precisa controlar a velocidade do carro e mudar de marcha, caso a vaga seja muito apertada. Essa tecnologia do futuro é um item que vem de fábrica e não pode ser instalado. Então, o jeito é trocar a caranga por um zero-quilômetro e desembolsar mais uns trocadinhos (cerca de 4 mil reais) para ter a mordomia garantida.

TIRE AS MÃOS DO VOLANTE!

Deixe que o carro faça todo o trabalho de estacionar para você

1. Antes de passar pela vaga, a uma velocidade inferior a 30 km/h, o motorista deve acionar o botão do Park Assist. Com o sistema ativado, os sensores laterais escaneiam os espaços entre os veículos estacionados à procura de um lugar adequado

Continua após a publicidade

2. Para que os sensores funcionem, é preciso passar a uma distância que varia entre meio metro e um metro e meio dos carros estacionados na lateral. Para fazer a manobra, o sistema precisa de um espaço adicional: um metro a mais que o tamanho do veículo

3. Quando a vaga é localizada, o computador de bordo mostra o espaço entre dois veículos. É preciso posicionar o carro à frente do espaço onde irá estacionar. Feito isso, o sistema sinaliza para que o motorista pare o carro, engate a ré e tire as mãos do volante

O Park Assist só funciona em vagas paralelas, as de rua. Em vagas perpendiculares, comuns em shoppings, a manobra tem que ser feita manualmente

Continua após a publicidade

4. A partir daí, tudo fica por conta da central eletrônica, instalada na parte

interna do para-choque dianteiro. Ela recebe dos sensores as informações de distância e ângulo, gerando as coordenadas para a direção eletro-hidráulica do carro

5. O motorista controla a velocidade do veículo (aceleração e frenagem) e, se necessário, a troca de marcha (da ré para a primeira, e vice-versa). Os sensores apitam quando o limite de distância entre os carros é ultrapassado. A câmera traseira ajuda a realizar uma baliza perfeita

Continua após a publicidade

Se a velocidade exceder 7 km/h, o Park Assist é desativado. O sistema também para de funcionar caso o motorista force o volante

FONTES Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen; Marcos Palucci, especialista de produto da Volkswagen

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

– Como é o carro oficial do presidente do Estados Unidos

– Quais são os carros mais estranhos de todos os tempos?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.