Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Faz mal roer as unhas? Por que fazemos isso?

A onicofagia – nome esquisito que os médicos dão para o ato de roer as unhas – pode abrir machucados que servem de porta de entrada para vírus como o HPV.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

Esse hábito, que ataca nove entre dez ansiosos, pode ser perigoso, sim. A onicofagia – nome esquisito que os médicos dão para o ato de roer as unhas – pode abrir machucados que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele. Tem mais. “Quem engole a unha pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino”, afirma o gastroenterologista Aderson Damião, da Universidade de São Paulo (USP). Pior que os problemas físicos é a dificuldade de abandonar a mania quando ela se mantém após uma certa idade. “Sessenta por cento das crianças rói unhas, mas a maioria larga na adolescência. Para o adulto que carrega o hábito desde pequeno, é muito complicado parar”, diz o dermatologista Marcello Menta Simonsen Nico, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Geralmente, as pessoas começam a roer as unhas por algum desequilíbrio emocional, como ansiedade, medo ou insegurança. “Nesses casos, o hábito se torna uma forma de descarregar tensões, de descontar no próprio corpo o que está errado”, diz a psicóloga Vânia Sartori, da Unifesp. Por isso, é importante tratar as causas que levam a esse costume e não apenas ele em si. Ou seja, nada de colocar pimenta nos dedos. Primeiro, é preciso descobrir o que está afligindo a pessoa. Depois, com tratamento psicológico, ela esquece o hábito naturalmente.

Leia também:

– Como se forma as unhas? Por que elas crescem?

– Com que velocidades crescem as unhas?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.