Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Resoluções Ano Novo: Super por apenas 5,99

Infográfico: como é um arco e flecha olímpico?

Na Olimpíada, o único tipo de arco permitido é o recurvo, que tem três partes: empunhadura, lâminas e corda

Por Diego Meneghetti
7 abr 2016, 17h45 • Atualizado em 22 fev 2024, 10h27
  • ILUSTRAS: Evandro Bertol

    Na Olimpíada, o único tipo de arco permitido é o recurvo, que tem três partes: empunhadura, lâminas e corda. Ele tem esse nome por causa da ponta das lâminas, que são curvadas no sentido oposto ao dobramento normal do arco. Isso armazena mais energia e torna o tiro mais eficaz, principalmente com o uso de acessórios como a mira e o estabilizador. A tecnologia envolvida tem uma herança secular: muito antes de ser usado no esporte, o arco e a flecha foram importantes ferramentas de caça, remontando à Pré-História, e também armas de combate usadas em muitas guerras, aposentadas só nos tempos modernos. Como esporte, o tiro com arco surgiu em meados do século 16, com torneios na Inglaterra. Ele foi incluído em 1900 na Olimpíada de Paris. Nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, haverá provas individuais e por equipe, para homens e mulheres.

    1) PROTEÇÕES

    Há uma no peito e outra no braço. São projetadas para que a corda não machuque o arqueiro no momento do tiro

    2) DEDEIRA

    É uma peça curva que o arqueiro coloca nos dedos para segurar e puxar a corda – para atirar a flecha, ele apenas afrouxa os dedos

    3) CORDA

    Feita de fibras sintéticas de alta tecnologia, chega a ser mais forte que o aço. Isso é importante para que a puxada do arqueiro gere a tensão necessária nas lâminas. O comprimento varia com o tamanho do arco: se a corda for muito curta, a puxada será pequena; se for mais longa que o necessário, a tensão não será suficiente para atirar a flecha

    4) LÂMINAS

    São as partes que unem a empunhadura à corda. Elas armazenam a energia e impulsionam a flecha – como têm a ponta curvada, essas lâminas geram mais pressão que um arco comum. Podem ser fabricadas com uma combinação de materiais como madeira, fibra de vidro e fibra de carbono

    5) MIRA

    Tem forma de L e fica acima da flecha. Ela serve como referência, pois nem sempre o arqueiro alinha o centro da mira com o alvo (devido ao vento, por exemplo)

    Continua após a publicidade

    6) ESTABILIZADOR

    É composto de hastes de carbono com tamanho e peso diferentes, que ajudam no equilíbrio do arqueiro e pendem o arco para frente após o tiro

    7) EMPUNHADURA

    Feita de material sintético, com fibra de carbono e espuma, é onde o arqueiro segura o equipamento e posiciona a flecha. É a parte central e mais sofisticada do arco. Há muitos moldes de punho, que variam de tamanho e forma, de acordo com a estatura do arqueiro

    arco-flecha2

    O clicker é uma pecinha de metal que serve para avisar o arqueiro que a puxada da flecha chegou à extensão completa e é momento de atirar

    O rest (8)fica preso no punho e serve para acomodar a flecha durante a puxada do arqueiro

    Continua após a publicidade

    O button (9)é um tipo de pino com mola. Evita que a flecha raspe no arco, o que reduz o atrito e aumenta a precisão

    FLECHA

    arco-flecha3

    1) O nock serve para encaixar a flecha na corda

    2) As penas são feitas de plástico e estabilizam o voo, que pode ultrapassar 240 km/h

    3) O corpo é feito de carbono, com alumínio no interior, e a espessura tem entre 5,5 e 9,2 mm

    Continua após a publicidade

    4) A ponta é uma peça única, fabricada com aço ou tungstênio

    PONTUAÇÃO

    arco-flecha5

    São dez círculos concêntricos, numerados de 1 a 10: quanto mais próximo do centro, maior a pontuação. Se a flecha acertar a linha entre círculos, vale o ponto mais alto

    O GRANDE MOMENTO

    arco-flecha4

    Continua após a publicidade

    1. PREPARAR

    Com respiração suave, o atleta coloca a flecha no rest, estica o braço que segura o arco e puxa a corda com o outro braço até próximo do seu queixo

    2. APONTAR

    O braço que tensiona a corda fica paralelo à flecha. É preciso equilíbrio para manter o arco estável. A mira é feita levando em consideração o arrasto do ar e a distância do alvo

    3. ATIRAR

    Quando o arqueiro ouve o clicker, é o momento de disparar. Os dedos se abrem e a mão relaxa, soltando a corda. O arco pende para a frente e, segundos depois, a flecha chega ao alvo

    FONTES Sites Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Federação Internacional de Tiro com Arco, olympic.org, brasil2016.gov.br e rio2016.com

    Continua após a publicidade

    LEIA MAIS

    Como se joga críquete?

    Quais são os esportes mais bizarros do mundo?

    Como se tornar um jogador de futebol?

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.