Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é gravidez psicológica?

É um distúrbio emocional que faz com que as mulheres apresentem todos os sintomas de uma gestação sem que estejam grávidas. 

Por Luiza Sahd
Atualizado em 22 fev 2024, 10h42 - Publicado em 27 Maio 2013, 15h46

Conhecida clinicamente como pseudociese, a gravidez psicológica pode estender-se pelos mesmos nove meses da gravidez real se não for tratada. E não ocorre só em mulheres. É frequente em cadelas e gatas – e uma variante afeta até homens!

O primeiro registro do fenômeno foi feito pelo pai da medicina, o grego Hipócrates, em 300 a.C. Em seus escritos, descreve 12 mulheres que “imaginam que estão grávidas ao verem que sua menstruação está atrasada e suas barrigas então inchadas”.

– Como é feito um parto normal?

EXAME VAZIO

Causas, sintomas e tratamentos da pseudociese.

Ligeiramente grávida

Os sintomas-padrão são: inchaço das mamas e do abdômen, aumento da temperatura corporal, sonolência, enjoos, “desejos de grávida” e até lactação. Há mudanças hormonais, mas os níveis do hormônio beta HCG, central na gravidez, não mudam.

Continua após a publicidade

Doutor, eu não me engano

O tratamento é feito com psicoterapia, por vezes acompanhada de antidepressivos. Certas da gravidez, é comum que nem provas concretas – testes, ultrassons etc. – convençam as pacientes do distúrbio.

Filhote inanimado

Gatas e cadelas também podem sofrer de pseudociese. Dois meses após o cio, elas ficam barrigudas e produzem leite. Por vezes, chegam a construir ninhos e “adotar” objetos como filhotes. O ideal é procurar um veterinário e ver se vale a pena o uso de medicamentos.

Mente fértil

As causas da pseudociese não são totalmente conhecidas. Geralmente, aparece em mulheres com tendências depressivas, com muito desejo de engravidar, ou as que imaginam que a gravidez impediria o fim de um relacionamento.

Continua após a publicidade

QUERIDA, ACHO QUE ESTOU GRÁVIDO

Homens também têm condição parecida.

No homem, a gravidez psicológica é diferente. Conhecida como Síndrome de Couvade, transparece a empatia com a gravidez (real) da parceira. Enjoos, “desejos de grávida”, sonolência e aumento da barriga são comuns.

CONSULTORIA: Alessandra B. C. Rubino, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein; Mara Maranhão, psiquiatra do Hospital Albert Einstein.

FONTE: Artigo Pseudocyesis and Psychiatric Sequelae of Sterilization, de Peter Barglow.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.