O que é o clitóris? Para que ele serve?
Entenda como funciona esse órgão – cuja única finalidade, até onde se sabe, é garantir o prazer feminino.
Em sua parte visível, o clitóris é um botãozinho na parte de cima da vagina, onde os pequenos lábios formam um “V” (veja o infográfico abaixo). A função desse pequeno órgão é uma só: dar prazer. “Por causa de suas milhares de terminações nervosas, o clitóris é a parte da vagina mais sensível ao toque, ao contato e à fricção, podendo levar a mulher ao orgasmo”, afirma a ginecologista Carolina Teixeira de Carvalho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Quando a mulher sente tesão, neurotransmissores e hormônios agem no Sistema Nervoso Central para proporcionar a excitação, que se manifesta no corpo todo – a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, os mamilos ficam eretos, a vagina ganha lubrificação e o clitóris dilata, tornando-se ainda mais sensível.
Na prática, ele sofre uma pequena ereção: aumenta de 0,5 para 2 centímetros. Como assim ereção? O clitóris é formado por tecido erétil, que tem capacidade de esticar ao ser preenchido com sangue. Sim, o mesmo mecanismo que acontece com o pênis quando o homem está excitado.
A seguir, entenda melhor o que é o que na genitália feminina:
Mapa da mina
1. Pelos pubianos
Servem como um “tapete” para dificultar que a sujeira e micro-organismos nocivos cheguem até a vagina. Cobrem um montinho de gordura que protege o delicado osso do púbis.
2. Prepúcio
Essa “capinha” de pele serve para proteger o clitóris, que fica escondido embaixo do prepúcio na maior parte do tempo, mas pode aparecer quando a mulher fica excitada.
3. Clitóris
O “botão do prazer” feminino fica na abertura superior da vagina, onde os pequenos lábios se encontram. O órgão tem até 8 mil terminações nervosas e é supersensível.
4. Uretra
É por essa pequena abertura que fica uns 2 centímetros acima da vagina que a mulher faz xixi. Muita gente pensa que a urina sai pelo canal vaginal, mas não sai, não…
5. Pequenos lábios
Ficam entre os grandes lábios e o canal vaginal. A principal função desses órgãos é criar um caminho de saída para o xixi e a menstruação, direcionando o fluxo desses líquidos.
6. Grandes lábios
São a camada mais externa da vagina. Feitos de gordura e coberto de pelos, eles ajudam a afastar bactérias da vagina e funcionam como uma “almofadinha” durante a transa.
7. Canal vaginal
Esse tubo tem cerca de 9 centímetros de profundidade. Na hora da transa, seus músculos flexíveis se alongam e glândulas na entrada produzem lubrificantes para ajudar o sexo.