Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre mulher

A #MulherCientista desta semana percorre cavernas pela América do Sul coletando fósseis e lendo a Pré-História nas formações rochosas que a cercam.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
16-12_MulherC_SITE

Conheça a cientista brasileira que estuda vulcões em outros planetas

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 28 dez 2020, 18h54 - Publicado em 28 dez 2020, 18h49
Rosaly Lopes participa de missões não-tripuladas da NASA pelo Sistema Solar. No #MulherCientista dessa semana, entenda como o estudo de vulcões pode ajudar na busca por vida fora da Terra.
Primeiro, chegou uma nobre com seu marido. Depois, um trio de irmãs orfãs – as primeiras de uma leva de mulheres que a Coroa Portuguesa mandou para casarem com os colonizadores.
09-12_MulherC_SITE

Denise Fungaro extrai sílica, componente do vidro, das cinzas da queima de cana

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 13 dez 2020, 09h11 - Publicado em 12 dez 2020, 09h20
A #MulherCientista dessa semana é uma química acostumada a tirar leite de pedra: transforma resíduos aparentemente inutilizáveis em matéria-prima com valor agregado.
02-12_MulherC_SITE

Luciana Tovo mede o seu stress por meio do acúmulo de cortisol nos cabelos

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 5 dez 2020, 10h16 - Publicado em 5 dez 2020, 10h15
Exames de sangue só dão os níveis do hormônio no momento da coleta. Para conhecer o histórico de stress de uma pessoa, a #MulherCientista dessa semana optou por outra solução: fazer uma espécie de arqueologia capilar.
A #MulherCientista dessa semana busca entender como nosso corpo controla a resposta inflamatória a uma infecção – e pretende transformar esse conhecimento em terapias inovadoras.
#MulherCientista | Natalia Mota

Natalia Mota analisa sonhos para acelerar diagnóstico de esquizofrenia

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 6 nov 2020, 20h18 - Publicado em 6 nov 2020, 15h32
Muito antes de terem alucinações, pessoas com o distúrbio começam a relatar seus sonhos de maneira diferente. A #MulherCientista dessa semana coloca esses sonhos em gráficos para identificar – e tratar – os pacientes antes que os sintomas fiquem mais graves.
#MulherCientista | Juliana Estradioto

Juliana Estradioto, 20, criou plástico biodegradável com casca de maracujá

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 23 out 2020, 22h04 - Publicado em 23 out 2020, 18h36
Ainda no ensino médio, o trabalho da jovem gaúcha com materiais sustentáveis de origem vegetal foi premiado em feiras e mostras internacionais de ciência. Ela já ganhou um asteroide com seu nome, uma vaga no banquete do Nobel de 2019 e agora estuda na Universidade Northwestern. #MulherCientista
A #MulherCientista desta semana tenta descobrir se essas partículas espevitadas nascem em galáxias turbulentas, com grande taxa de formação de estrelas.
A brasileira Andreia Melo tenta entender porque o melanoma das mucosas resiste à imunoterapia – o que pode levar a tratamentos mais eficazes.
No #MulherCientista essa semana, conheça o trabalho da engenheira Andreia Álvares, que pensa em terremotos em um País onde eles são raridade.
Nasa traça plano para levar primeira mulher à Lua em 2024

Nasa planeja levar primeira mulher à Lua em 2024

Por Carolina Fioratti Atualizado em 10 nov 2020, 17h35 - Publicado em 22 set 2020, 16h40
Missão Artemis, que marcará o retorno de uma nave tripulada à Lua após quase cinco décadas, custará 28 bilhões de dólares.
No #MulherCientista desta semana, conversamos com a bióloga brasileira Fernanda Farnese sobre seu trabalho com agricultura.
SI_419_asmulheresquecalculavam_site1

As mulheres que calculavam

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 11 fev 2021, 11h37 - Publicado em 16 set 2020, 15h32
Entre 1880 e 1920, mais de cem astrônomas de Harvard dedicaram a vida a mapear o céu.
Mulher Cientista | Marisa Dolhnikoff

Conheça a cientista que faz autópsias de vítimas da covid-19

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 5 set 2020, 10h38 - Publicado em 4 set 2020, 14h46
No #MulherCientista dessa semana, Marisa Dolhnikoff explicou como os mortos da pandemia são embalados em plástico e investigados com agulhas de biópsia e ultrassom para garantir a segurança dos profissionais de saúde.
Algumas galáxias produzem novas estrelas constantemente, enquanto outras já entraram na "menopausa". No #MulherCientista desta semana, conversamos com Marina Trevisan para entender a dinâmica por trás disso.
No #MulherCientista desta semana, conversamos com Mariana Matera Veras, chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP.
Mulher cientista – Jaqueline Mesquita

Conheça o trabalho da matemática brasileira Jaqueline Mesquita

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 14 ago 2020, 20h53 - Publicado em 14 ago 2020, 17h30
No #MulherCientista desta semana, conversamos com uma pesquisadora da UnB que cria equações capazes de descrever o câmbio monetário, o crescimento populacional e até o avanço da pandemia.
SI_Kathryn_Sullivan

Primeira americana a andar no espaço alcança ponto mais profundo do oceano

Por Carolina Fioratti Atualizado em 10 jun 2020, 17h12 - Publicado em 10 jun 2020, 17h07
Kathy Sullivan desceu 11 quilômetros até a Depressão Challenger, na Fossa das Marianas. Antes dela, apenas outras sete pessoas já haviam feito o mesmo.