A #MulherCientista desta semana percorre cavernas pela América do Sul coletando fósseis e lendo a Pré-História nas formações rochosas que a cercam.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
Rosaly Lopes participa de missões não-tripuladas da NASA pelo Sistema Solar. No #MulherCientista dessa semana, entenda como o estudo de vulcões pode ajudar na busca por vida fora da Terra.
Primeiro, chegou uma nobre com seu marido. Depois, um trio de irmãs orfãs – as primeiras de uma leva de mulheres que a Coroa Portuguesa mandou para casarem com os colonizadores.
A #MulherCientista dessa semana é uma química acostumada a tirar leite de pedra: transforma resíduos aparentemente inutilizáveis em matéria-prima com valor agregado.
Exames de sangue só dão os níveis do hormônio no momento da coleta. Para conhecer o histórico de stress de uma pessoa, a #MulherCientista dessa semana optou por outra solução: fazer uma espécie de arqueologia capilar.
A #MulherCientista dessa semana busca entender como nosso corpo controla a resposta inflamatória a uma infecção – e pretende transformar esse conhecimento em terapias inovadoras.
Muito antes de terem alucinações, pessoas com o distúrbio começam a relatar seus sonhos de maneira diferente. A #MulherCientista dessa semana coloca esses sonhos em gráficos para identificar – e tratar – os pacientes antes que os sintomas fiquem mais graves.
Ainda no ensino médio, o trabalho da jovem gaúcha com materiais sustentáveis de origem vegetal foi premiado em feiras e mostras internacionais de ciência. Ela já ganhou um asteroide com seu nome, uma vaga no banquete do Nobel de 2019 e agora estuda na Universidade Northwestern. #MulherCientista
A #MulherCientista desta semana tenta descobrir se essas partículas espevitadas nascem em galáxias turbulentas, com grande taxa de formação de estrelas.
A brasileira Andreia Melo tenta entender porque o melanoma das mucosas resiste à imunoterapia – o que pode levar a tratamentos mais eficazes.
No #MulherCientista essa semana, conheça o trabalho da engenheira Andreia Álvares, que pensa em terremotos em um País onde eles são raridade.
Missão Artemis, que marcará o retorno de uma nave tripulada à Lua após quase cinco décadas, custará 28 bilhões de dólares.
No #MulherCientista desta semana, conversamos com a bióloga brasileira Fernanda Farnese sobre seu trabalho com agricultura.
Entre 1880 e 1920, mais de cem astrônomas de Harvard dedicaram a vida a mapear o céu.
No #MulherCientista dessa semana, Marisa Dolhnikoff explicou como os mortos da pandemia são embalados em plástico e investigados com agulhas de biópsia e ultrassom para garantir a segurança dos profissionais de saúde.
Algumas galáxias produzem novas estrelas constantemente, enquanto outras já entraram na "menopausa". No #MulherCientista desta semana, conversamos com Marina Trevisan para entender a dinâmica por trás disso.
No #MulherCientista desta semana, conversamos com Mariana Matera Veras, chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP.
No #MulherCientista desta semana, conversamos com uma pesquisadora da UnB que cria equações capazes de descrever o câmbio monetário, o crescimento populacional e até o avanço da pandemia.
Kathy Sullivan desceu 11 quilômetros até a Depressão Challenger, na Fossa das Marianas. Antes dela, apenas outras sete pessoas já haviam feito o mesmo.