O que é vitiligo?
Misteriosa, doença não tem causa conhecida nem cura definitiva. Mas pode ser tratada
O vitiligo é uma doença de causa desconhecida que provoca a despigmentação da pele. Ele inibe os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. É diferente do albinismo, em que os melanócitos são incapazes de produzir a substância desde o nascimento. “
No vitiligo, não existe melanina porque os melanócitos foram destruídos”, explica a dermatologista Solange Teixeira, da Unifesp. O vitiligo tem influência genética (cerca de 20% dos pacientes têm algum familiar com a doença) e a maioria dos casos é desencadeada por algum fator ambiental, como estresse ou excesso de sol.
Apesar de não ter cura, o vitiligo não é contagioso. :>)
DEU BRANCO
TÁ NA CARA
As manchas brancas podem aparecer em qualquer idade, mas são mais comuns entre jovens de 10 a 30 anos. Não coçam, não ardem e geralmente aparecem em áreas mais expostas ao sol, como rosto e mãos, mas, no vitiligo universal, podem aparecer no corpo todo
BRANCO NO PRETO
No vitiligo universal, é mais conveniente fazer um tratamento para clarear o resto da pele do que para tentar escurecê-la. Esse tratamento é feito com produtos químicos aplicados na pele até com peeling
SENSIBILIDADE À FLOR DA PELE
As áreas sem pigmento são mais propensas a queimaduras solares e ao câncer de pele, já que a melanina é uma bloqueadora natural do Sol. Os portadores de vitiligo podem esenvolver problemas emocionais – Michael Jackson não nos deixa mentir…
EM TRATAMENTO
Os tratamentos convencionais são longos e envolvem pomadas, loções e cremes, que diminuem a agressão aos melanócitos e os estimulam a produzir melanina. Também há fototerapia (exposição ao sol com substâncias fotossensibilizantes)
Leia também:
– Qual doença matou mais gente na história da humanidade?