O que significam os símbolos que aparecem após o nome de empresas e marcas?
MARCA REGISTRADA Indica que determinada marca já foi registrada oficialmente. Ou seja, ninguém mais pode utilizá-la sem autorização. Sua origem remonta ao costume de marcar os animais, que sempre levaram ferro quente no couro com a inicial do seu proprietário. COPYRIGHT Em bom português, trata-se do direito autoral sobre obras literárias, científicas ou artísticas. Indica […]
MARCA REGISTRADA
Indica que determinada marca já foi registrada oficialmente. Ou seja, ninguém mais pode utilizá-la sem autorização. Sua origem remonta ao costume de marcar os animais, que sempre levaram ferro quente no couro com a inicial do seu proprietário.
COPYRIGHT
Em bom português, trata-se do direito autoral sobre obras literárias, científicas ou artísticas. Indica que a reprodução de qualquer obra com um C associado a ela só pode rolar com a autorização do dono desse copyright. Um simbolozinho que, aliás, não é muito respeitado pela turma da pirataria…
TRADEMARK
Nos países de língua inglesa, quando uma empresa ainda não tinha registrado sua marca nos órgãos competentes, costumava-se usar o “TM”, de trademark (“marca comercial”, em inglês). Porém, hoje o símbolo é pouco usado, pois não impede que outros saiam usando a marca por aí.
SOCIEDADE LIMITADA
Mostra que a empresa é formada por duas ou mais pessoas, sendo que cada sócio tem responsabilidade limitada e proporcional ao montante que ele investiu no negócio, tudo especificado por meio de um contrato social. Junto ao nome, tem que ser indicado ainda qual o ramo em que a firma está envolvida.
SOCIEDADE ANÔNIMA
O símbolo é usado como referência às grandes corporações cujo capital não está nas mãos de um grupo fechado de pessoas, mas dividido por vários acionistas, que podem negociar sua porção na bolsa de valores. Também podem ser usadas as siglas “S.A” ou “Cia.” (de “Companhia”).