Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Passar vontade realmente pode deixar criança doente?

A resposta vai te surpreender

Por Pedro Spadoni
Atualizado em 22 fev 2024, 10h07 - Publicado em 9 jan 2018, 18h40

Segundo quatro especialistas consultados pela ME, sim. A doença, na verdade, seriam sintomas psicossomáticos, ou seja, respostas físicas desencadeadas por questões psicológicas. Esses sintomas – febre, dor de cabeça, náusea etc. – são reações químicas causadas pelo “cérebro emocional”, composto de hipotálamo, amígdala e hipocampo. Mas o que também pode acontecer é a criança forjar alguns sintomas para fazer os pais cederem. A especialista em neuropsicologia Carolina Veras ressalta que é preciso ensinar as crianças a lidarem com frustrações. “Muitas vezes os pais cedem quando deveriam impor limites. Essa atitude reforça o problema”, diz ela. Caso os efeitos psicossomáticos se prolonguem, é necessário procurar um psicólogo. Eles podem desencadear depressão e tendência ao isolamento.

TdF sugeriu – Maria Eduarda

CONSULTORIA Belisa Brisola Prado, psicóloga e especialista em neuropsicologia infantil; Augusto Jimenez, psicólogo e CEO da Minds Idiomas; Rafael Lutero, professor de pedagogia do Centro Universitário Eniac; Lorena Sotopietra Nolasco, psicopedagoga; e Carolina Veras, psicóloga especialista em neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.