Pensar queima calorias?
Apesar de representar apenas 2% do peso corporal, o cérebro promove intensa atividade metabólica.
Sim, todo pensamento consome energia. Segundo um estudo feito pelo Centro Nacional de Informação da Biotecnologia dos EUA, apesar de representar apenas 2% do peso corporal, o cérebro promove intensa atividade metabólica.
Áreas especialmente ativas são o córtex do lobo pré-frontal e pré-motor, responsável por resolução de problemas e planejamento do movimento, e o hipocampo no lobo temporal, incumbido da memória de curto prazo. Mas a queima calórica está mais ligada ao total de tempo “pensando” do que à dificuldade do raciocínio. Ou seja, um exercício de matemática pode queimar menos calorias do que escrever no seu diário.
Assim como rola com outras atividades, a queima via pensamento pode variar segundo diversos critérios. Por exemplo: o cérebro dos jovens gasta mais calorias que o dos velhos. Quem está mais concentrado na tarefa, também. Outro fator é a velocidade do uso da glicose para produção de energia empregada em processos cognitivos.
Zona do agrião
Apesar de não ser possível definir com precisão quantas calorias vale um pensamento, dá para estimar a queima calórica por hora. Uma pessoa sedentária tem o gasto energético médio de 1.300 calorias por dia. Desse total, o cérebro é responsável por 260. Ou seja, sua cachola utiliza cerca de 10,8 calorias (o equivalente a 100 g de agrião) por hora.
ACADEMIA PRA QUÊ?
Atividades comuns em que você queima energia e nem percebe
Assistir à TV: 72 kcal por hora
Assistir à aula: 126 kcal por hora
Cozinhar: 168 kcal por hora
Digitar: 95 kcal por hora
Dormir: 60 kcal por hora
Falar ao telefone: 85 kcal por hora
Jogar videogame: 108 kcal por hora
Jogar baralho: 105 kcal por hora
Tomar banho: 280 kcal por hora
LEIA MAIS
Por que o refrigerante diet faz mais espuma?
O tamanho do cérebro dos bichos é proporcional à sua inteligência?
Quanta informação o cérebro pode armazenar?
PERGUNTA Áurea Simões Netto, Angra dos Reis, RJ
CONSULTORIA Andre Felicio, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein
FONTES Sites Bem Estar e Saúde e Vida