Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a dama-da-noite só solta perfume à noite?

O inseto responsável pela polinização dessas plantas é a mariposa – e ela só sai em busca do néctar das flores, do qual se alimenta, no final da tarde e à noite. A função do perfume é justamente atrair esses insetos, para que carreguem o pólen de uma flor para outra, garantindo a reprodução da […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h50 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

O inseto responsável pela polinização dessas plantas é a mariposa – e ela só sai em busca do néctar das flores, do qual se alimenta, no final da tarde e à noite. A função do perfume é justamente atrair esses insetos, para que carreguem o pólen de uma flor para outra, garantindo a reprodução da planta. Por isso, não faria sentido liberar cheirinhos convidativos fora de hora. “O momento da liberação do aroma pelo vegetal é controlado por um mecanismo fisiológico que identifica a ausência de luz”, diz o engenheiro agrônomo Eduardo Luís M. Catharino, do Instituto de Botânica de São Paulo. Mas as plantas popularmente chamadas de damas-da-noite são, na verdade, de diversos gêneros e espécies, desde trepadeiras até cactos. Todas têm em comum apenas o mecanismo de liberar perfume para atrair insetos polinizadores vespertinos e noturnos.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.