Por que as mulheres vomitam tanto quando engravidam?
Progesterona altera radicalmente o organismo da gestante
O maior motivo é o aumento na produção da progesterona. Nos três primeiros meses, esse hormônio é gerado principalmente no ovário. Ele evita que o corpo rejeite o feto e aumenta o endométrio, tecido interno do útero que, se não estiver bem desenvolvido, pode provocar um aborto espontâneo. O problema é que ele também deixa o sistema gastrointestinal mais lento, o que resulta em mal-estar. Depois do terceiro mês, a placenta é quem passa a produzir a progesterona e o organismo começa a se acostumar com ela, diminuindo os enjoos. Algumas mulheres, porém, continuam passando mal após esse período da gestação.
– O que é gravidez psicológica?
– Como é feito o parto normal?
Bomba hormonal
Progesterona altera radicalmente o organismo da gestante
Intestino preguiçoso
A progesterona relaxa os músculos lisos – aqueles que você não controla voluntariamente. O alimento acaba circulando mais lentamente pelos intestinos e o útero pressiona o cólon, inibindo a passagem das fezes. É por isso que as grávidas sofrem de prisão de ventre.
Pressão baixa
Os vasos sanguíneos também ficam mais relaxados, diminuindo o fluxo de sangue e a pressão. Então, a futura mamãe sente aquela moleza e uma tontura que também pode causar enjoos. Mas isso tudo é normal, a não ser que ela sinta fraqueza demais e não consiga se alimentar.
Barriga Cheia
Normalmente, já sentimos o estômago vazio duas horas após a refeição. Mas, por causa da lentidão no sistema digestório causada pela progesterona, a grávida fica com a sensação de que está “lotada” até oito horas após comer! Daí para a vontade de vomitar, é um pulinho.
Outra explicação é que, ao longo da evolução, a grávida aprendeu a expelir o que ingeria para proteger o bebê de alguma comida desconhecida (e tóxica).
Consultoria dr. Alberto Guimarães, médico obstreta da clínica Parto sem Medo, e dr. Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.