PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que cantamos no chuveiro?

Por causa de suas paredes ladrilhadas, o banheiro normalmente é o lugar da casa que tem a melhor acústica. Ao contrário do que acontece com materiais porosos, a superfície dura e lisa dos azulejos reflete o som por inteiro – em vez de absorver parte dele. Dependendo das dimensões do banheiro, isso faz com que […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h56 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Por causa de suas paredes ladrilhadas, o banheiro normalmente é o lugar da casa que tem a melhor acústica. Ao contrário do que acontece com materiais porosos, a superfície dura e lisa dos azulejos reflete o som por inteiro – em vez de absorver parte dele. Dependendo das dimensões do banheiro, isso faz com que a reverberação – o tempo em que as ondas sonoras permanecem no ambiente depois de emitidas – possa ser até duas vezes maior que o normal, não só prolongando o som, como tornando-o mais encorpado. “O cantor de chuveiro recebe um alto retorno da sua voz, o que ajuda a controlar a afinação e a qualidade vocal, além de oferecer uma satisfação estética pelo efeito de uma maior potência sonora aparente”, diz o músico Leonardo Fuks, professor de Acústica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, existem mais dois fatores que tornam o chuveiro o paraíso do cantor amador.

Um deles é a ressonância: ao refletir o som, as paredes colocam em evidência certas características da voz. “Isso pode dar um brilho especial à voz “, afirma Leonardo. O outro é o mascaramento acústico: a água caindo no chão gera um ruído difuso, que neutraliza os sons externos, criando a sensação de que a pessoa não será ouvida por quem estiver fora do banheiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.