Por que o Campeonato Brasileiro só começou a ser disputado em 1971?
A dimensão continental do Brasil não ajudou. Ingleses, italianos e argentinos disputam títulos nacionais desde o fim do século 19, mas os times desses países podiam percorrer suas nações inteiras de trem em poucas horas, o que era impossível por aqui. Mesmo assim, não faltaram tentativas de se criar um Brasileirão antes dos anos 70. […]
A dimensão continental do Brasil não ajudou. Ingleses, italianos e argentinos disputam títulos nacionais desde o fim do século 19, mas os times desses países podiam percorrer suas nações inteiras de trem em poucas horas, o que era impossível por aqui. Mesmo assim, não faltaram tentativas de se criar um Brasileirão antes dos anos 70. Veja quais foram os principais torneios nacionais pré-1971:
Torneio de Seleções
Surgiu em 1922, mas não era disputado por times, e sim pelos melhores jogadores de cada estado. Batizado de Campeonato Brasileiro de Seleções, ele foi o mais importante torneio nacional até os anos 50, tendo sido disputado regularmente até 1963.
Rio-São Paulo
É de 1933 e foi o pioneiro interestadual entre times. Realizado junto com os campeonatos paulista e carioca, seus jogos podiam valer tanto para o Rio-SP como para os torneios locais. Durou até 1966 – nos anos 90, foi ressuscitado sem sucesso.
Taça Brasil
Em 1960 seria disputada a primeira Taça Libertadores. Por isso, em 1959, foi criado um torneio para indicar o representante brasileiro. Nascia a Taça Brasil, que era semelhante à atual Copa do Brasil, reunindo times de vários estados em jogos eliminatórios. Durou até 1968.
“Robertão”
Em 1967 surgiu o mais acabado embrião do atual Brasileirão. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o “Robertão” ou Taça de Prata) era disputado por times do eixo Rio-SP e os principais clubes de estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O último “Robertão” aconteceu em 1970, um ano antes do Brasileirão.
Pela equipe da revista Placar*
* Publicação mensal da Editora Abril (www.placar.com.br)