Por que tem tanto “Silva” no Brasil?
A origem dos "Silvas" é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano.
Porque o sobrenome “Silva”, além de ser muito usado em Portugal, também foi dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial. Essa é a explicação mais provável, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras. Além disso, muitos portugueses que vinham para o Brasil em busca de vida nova adotavam o “Silva” para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia. A origem dos “Silvas” é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas – silva, em latim, é “selva”. Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema. Porém, tudo leva a crer que “Silva” é, sim, o sobrenome mais comum. Em um levantamento feito especialmente para a ME pela empresa Telefônica, deu “Silva” na cabeça. Entre os 4,6 milhões de assinantes de telefone da empresa na cidade de São Paulo, 295 622 são “Silva”. Ainda entre os top 5 estão os “Santos”, os “Oliveiras”, os “Souzas” e os “Limas”.
Entre seis dos sobrenomes mais comuns no país, só um não tem origem portuguesa1. Silva
Quantidade em SP* – 295 622
Famoso com esse sobrenome – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
Origem – Portugal
Significado do nome – Em latim, silva significa “selva”, “floresta” ou “mata”
Por que é tão comum? – O sobrenome ganhou especial popularidade no Brasil com a chegada dos escravos quem não se lembra de Xica da Silva? Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram “batizados” por padres católicos e ganhavam um nome em português. O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram “Silva”, um sobrenome comum em Portugal.
2. CAVALCANTI
Quantidade em SP* – Informação não disponível
Famoso com esse sobrenome – Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados (PP-PE)
Origem – Itália
Significado do nome – Desconhecido
Por que é tão comum? – O primeiro “Cavalcanti” a vir para o Brasil, o florentino dom Felipe, em meados do século 16, deixou uma descendência numerosa em Pernambuco. Segundo o genealogista Carlos Barata, os “Cavalcantis” são a maior família do Brasil. É que, ao contrário dos “Silvas”, eles mantêm laços consanguíneos até hoje. A grafia “Cavalcante” também é adotada.
3. OLIVEIRA
Quantidade em SP* – 96 363
Famoso com esse sobrenome – Raica Oliveira, modelo, namorada do Ronaldo Fenômeno
Origem – Portugal
Significado do nome – “Oliveira” é a árvore que dá azeitonas
Por que é tão comum? – Antes de chegar ao Brasil, o sobrenome já era comum em Portugal. Lá, ele surgiu da designação do Paço de Oliveira, na região de Santa Maria de Oliveira. A família que adotou esse nome por apelido tem um quê de sangue azul – um dos membros foi o arcebispo de Braga, dom Martinho Pires de Oliveira.
4. SANTOS
Quantidade em SP* – 178 604
Famoso com esse sobrenome – Daiane dos Santos, ginasta campeã mundial no solo
Origem – Portugal
Significado do nome – É resultado da abreviatura de “Todos os Santos”
Por que é tão comum? – O segundo sobrenome mais popular do Brasil era dado com freqüência em Portugal às pessoas nascidas no dia 1º de Novembro – dia de Todos os Santos. Alguns especialistas afirmam também que crianças nascidas ou abandonadas no antigo Hospital de Todos os Santos, em Lisboa, também eram batizadas com o sobrenome.
5. SOUZA
Quantidade em SP* – 83 502
Famoso com esse sobrenome – Robinho (Róbson de Souza), jogador da seleção brasileira
Origem – Portugal
Significado do nome – Estudiosos afirmam que a palavra veio do latim saza ou saxa, que significa “rocha”
Por que é tão comum? – O sobrenome é um dos mais antigos de Portugal e designava rios e povoados da região. Como aconteceu com outros sobrenomes, as terras e rios chamados de souza passaram a nomear também as famílias locais. Além das variações do sobrenome com a letra S “Sousa” , também são registradas as denominações “Sousal” e “Sousão”.
6. LIMA
Quantidade em SP* – 48 100
Famoso com esse sobrenome – Ronaldo Fenômeno (Ronaldo Luiz Nazário de Lima), jogador da seleção brasileira
Origem – Portugal
Significado do nome – Em latim, lima é ação de limar, corrigir, rever
Por que é tão comum? – Em Portugal, já havia “Lima” que não acabava mais. O sobrenome nasceu da designação da terra de Limia, na Galícia (hoje território espanhol), e da Ponte de Lima. Durante a Idade Média, tornou-se comum o hábito de nomear famílias de acordo com o lugar onde viviam.
* Número de assinantes da Telefônica na capital paulista