Quais as normas e padrões para se construir uma sala de cinema?
Acredite: a regulamentação define limites até para o quanto o espectador terá de oscilar a cabeça para ver as bordas da tela
ILUSTRARaul Aguiar
Os primeirões
Você já teve o azar de ficar na primeira fileira e saiu da sessão com um torcicolo? Para evitar isso, a regulamentação exige que a distância entre a primeira linha de poltronas e a tela deve sempre ser maior ou igual a 60% da largura da tela. Por exemplo: para uma tela de 20 m de largura, a plateia tem de começar, no mínimo, a 12 m de distância dela
Turma do fundão
Outra medida definida a partir do tamanho da tela de projeção é a distância entre ela e as poltronas da última fileira. Esse valor tem que ser menor que (ou igual a) o dobro da largura da tela. Seguindo nosso exemplo, se a tela tiver 20 m de largura, o encosto da última poltrona só pode estar, no máximo, a 40 m de distância
Não priemos cânico
O Corpo de Bombeiros tem normas de segurança para qualquer prédio público. Recomenda-se um extintor a cada 20 m, uma luz de emergência a cada 15 m e pelo menos duas saídas de emergência. As portas com barra antipânico devem ter, no mínimo, 1,20 m de largura e sinalização luminosa (ou com cores fortes)
Fala que eu te escuto
A maioria das salas adota o sistema de som 5.1, com cinco “canais sonoros”, que emitem áudios diferentes e um subwoofer, que reproduz sons de baixa frequência. Três desses canais (diálogos, música e ruídos de cena) vêm de três caixas atrás da tela, localizadas no centro, na extrema direita e na extrema esquerda. A tela tem microfuros para impedir que o som emitido pelas caixas faça-a vibrar
Por todos os lados
Os outros dois canais sonoros são referentes ao efeito surround, ou seja, os sons do ambiente onde se passa a ação. Eles são reproduzidos por caixas nas paredes (o número pode variar). É preciso sincronizá-las com o filme. Ou seja, se o ruído vem do canto direito da cena, o som deve ser emitido pelas caixas desse mesmo lado
Papo reto
Mesmo se houver o recuo correto, o espectador da primeira fileira não pode erguer demais o olhar. Há um limite matemático: para enxergar a borda superior da tela, a inclinação vertical da cabeça não pode passar de 40º. Isso influencia diretamente a altura da tela e a altura na qual ela é posicionada na parede
De onde nasce o filme
A cabine de projeção precisa ter proteção para que sua luz e som não vazem para a plateia. Geralmente, ela tem 2,20 m de profundidade e 3 m de largura e deve projetar o filme de modo que a borda inferior do feixe de luz fique sempre a 1,90 m do piso. Assim, só alguém muito alto conseguirá bloquear o filme
Visibilidade garantida
Também há um limite para a oscilação horizontal da cabeça. Na sala ideal, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), todo espectador (inclusive aqueles nas poltronas coladas nas paredes laterais) deve conseguir enxergar o meio da tela sem precisar virar o rosto mais que 30º
Sai, cabeção!
As poltronas têm de ser dispostas em arquibancada para que a visão da borda inferior da tela jamais seja obstruída. É o chamado escalonamento visual: a distância entre a altura dos olhos do espectador (que fica a cercade 1,20 m do chão, quando sentado) e a cabeça da pessoa à frente deve serde, no mínimo, 15 cm.
Cada um no seu lugar
A distância entre os encostos das poltronas deve ser de, no mínimo, 1 m. E o assento não pode ficar alto demais: olhando de cima para baixo, a linha de visão do espectador não poder fazer um ângulo maior que 110º com a tela
LEIA MAIS
Como funciona um projetor de cinema?
Como são escolhidos os filmes que entram em cartaz?
Como é determinada a censura de um filme?
Quando surgiu o hábito de comer pipoca no cinema?
Como é organizado um festival de cinema?