Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quais modalidades olímpicas não contam com os melhores atletas?

Em alguns esportes, a Olimpíada não passa de um torneio esvaziado, graças à rivalidade com outros eventos simultâneos ou indisposição dos atletas

Por Fernando Badô
Atualizado em 22 fev 2024, 11h14 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
olimpiadas

Em alguns esportes, a Olimpíada não passa de um torneio esvaziado. No caso do futebol, a liberação de apenas três atletas com mais de 23 anos é uma imposição da Fifa, que não quer ver os Jogos virarem uma Copa do Mundo. Resultado: às vezes, campeões das Copas, como o Brasil, a França e a Inglaterra, não se classificam para os Jogos.

Outra modalidade restrita é o boxe, exclusivo para os amadores. Em 1992, nos Jogos de Barcelona, houve um movimento para liberar profissionais. Mas os americanos resistiram. Suspeita-se que, sabendo da falta de interesse dos seus lutadores em dar a cara para bater sem ganhar nada, o Comitê Olímpico dos EUA fez lobby para impedir a liberação. A entidade teria evitado que países tradicionais no boxe, como o México, roubassem parte de seu terreno olímpico.

Já no beisebol, o problema não é a restrição a profissionais, mas a liga americana, que detém os melhores jogadores do planeta. Ela não libera seus atletas por um motivo simples: a Olimpíada acontece junto com a temporada americana do esporte. Com um time de amadores, os EUA não se classificaram para Atenas.

No basquete, agora, o problema é outro: às vezes, os principais astros dos EUA simplesmente não estão interessados. Parece bizarro, mas atletas comoShaquille O’Neal e Kobe Bryant não estão quiseram participar da seleção norte-americana que foi para Atenas, em 2004. Uns alegaram cansaço; outros, medo de atentados. Seja como for, parece improvável a reunião de um novo Dream Team no futuro próximo.

Continua após a publicidade

Outro esporte que sofre com a falta de vontade é o tênis. O americano Pete Sampras, considerado o maior jogador da era profissional, só esteve em Barcelona, em 1992. E seu compatriota Andre Agassi, um dos mais vitoriosos tenistas do mundo, seguiu seus passos: ele foi ouro em Atlanta em 1996, mas também não quis ir a Atenas.

olimpiadas2

LEIA MAIS

Como surgiram as Olimpíadas?

Quais foram as provas mais bizarras das Olimpíadas?

Como foi o atentado nos jogos de Munique?

Qual foi o primeiro brasileiro a ganhar ouro em Jogos Olímpicos?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.