Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual a diferença entre leopardo e guepardo?

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 6 mar 2024, 09h39 - Publicado em 18 abr 2011, 18h36
Leopardo

Embora se pareçam, existem várias diferenças físicas entre eles. Talvez a mais visível seja o porte: enquanto o leopardo é mais musculoso, o guepardo é esguio. No quadro ao lado, a gente explica as principais distinções entre eles, mas é claro que esses dois integrantes da família dos felinos também têm vários pontos em comum. Tanto o leopardo (Panthera pardus) quanto o guepardo (Acinonyx jubatus) têm um estilo de vida solitário e uma longevidade média de 12 anos em cativeiro. A gestação dos filhotes das duas espécies dura por volta de três meses, mas as ninhadas do guepardo costumam ser mais numerosas (até oito filhotes) do que a dos leopardos (no máximo quatro). E será que rola um clima entre essas duas espécies tão parecidas? “Apesar das semelhanças, leopardos e guepardos não acasalam entre si”, diz Patrícia Tricorache, diretora da organização não-governamental Fundo para Conservação dos Guepardos. Hoje, estima-se que a população de cada um desses animais não chegue nem a 10 mil indivíduos.

Mergulhe nessa

Indicação de livro

Wild Cats of the World – Mel Sunquist e Fiona Sunquist, University of Chicago Press, 2002

Indicação de site

https://www.thebigcats.com/

https://www.cheetah.org

Nem todos os gatos são pardos Leopardo salta muito; guepardo é mais veloz

TAMANHO E PORTE

Podendo chegar a 1,7 metro, o leopardo costuma ser maior e mais pesado do que o guepardo, que, em média, não ultrapassa 1,5 metro. O leopardo é musculoso, enquanto o guepardo já faz um tipo mais magricelo, com um corpo esguio e pernas mais longas. Outra dica para diferenciá-los é o tamanho da cabeça em relação ao corpo: o leopardo é bem mais “cabeçudo”.

Continua após a publicidade

MANCHAS NA PELE

De longe, os dois parecem ter a mesma pelagem. Porém, de perto, dá para ver que as manchas do leopardo são no formato de rosetas — círculos irregulares — “vazias” no centro. Já as manchas do guepardo são pontos pretos arredondados ou ovalados. Além disso, o guepardo tem um risco preto marcante entre os olhos e a boca (veja foto no item Subespécies). O leopardo não tem essa “lágrima preta”.

HABILIDADES

Só o leopardo tem a habilidade de subir em árvores, para onde leva até a carcaça de suas vítimas, evitando a disputa com outros carnívoros, como os leões. Exceto quando jovem, o guepardo não possui essa habilidade, mas também tem seus truques: ao contrário da maioria dos felinos, as garras do guepardo não são retráteis. O fato de elas ficarem sempre expostas ajuda o guepardo a ganhar mais tração nas corridas.

Continua após a publicidade

HÁBITAT

Tanto o guepardo como o leopardo habitam regiões de savanas, vegetação tipicamente africana, onde são encontradas poucas árvores e muito arbusto e mato rasteiro. A diferença é que o guepardo só vive nas savanas, enquanto o leopardo é uma espécie adaptada também a outros tipos de hábitats. Ele pode ser encontrado em regiões de florestas tropicais e áreas mais montanhosas.

ATAQUE

Na hora da caçada, cada um tem uma tática. O leopardo ataca à noite, enquanto o guepardo prefere o amanhecer ou o entardecer. O leopardo dá saltos de 6 metros de distância e usa essa “arma” para capturar gazelas, zebras, antílopes… Já o guepardo conta com um arranque superveloz para atacar suas vítimas: ele atinge 110 km/h em 3,4 segundos! O “lento” leopardo tem velocidade média de 58 km/h.

Continua após a publicidade

ONDE É ENCONTRADO

Entre os grandes felinos, o leopardo é o que mais se espalha pelo mundo. Ele é encontrado em quase todo o continente africano (exceto no deserto do Saara) e numa grande região do sul da Ásia, da Turquia ao Sudeste Asiático. Já o guepardo vive quase que só na África (principalmente no Quênia e Namíbia), embora alguns poucos animais sejam encontrados em áreas restritas da Ásia.

SUBESPÉCIES

O guepardo é uma espécie única de felino, sem “parentes diretos”. Por outro lado, existem cerca de 20 subespécies de leopardo. As mais conhecidas são a pantera-negra (Panthera pardus melas), que tem o corpo todo preto, e o leopardo-siberiano (Panthera pardus orientalis), que vive na Rússia. Em tempo: apesar do nome, o leopardo-das-neves (Leo uncia), não é um leopardo, já que pertence a outro gênero animal.

Continua após a publicidade

Leia também:

– Como o leopardo caça?

– Qual a diferença entre leopardo e onça-pintada?

– Qual felino é o melhor caçador?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.