Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Tudo sobre Comportamento animal

Fêmeas de bodião limpador identificam quando não estão sendo observadas para trapacear e conseguir uma refeição melhor. Isso demonstra uma habilidade cognitiva incomum na natureza: a de se imaginar no lugar de outros seres vivos.
Estudo feito nos EUA classificou os animais de acordo com quatro características: audácia, agressividade, nível de atividade e sociabilidade.
Compreender o comportamento dos bichanos pode ajudar os tutores a desenvolverem ambientes mais confortáveis de acordo com as necessidades de seus pets.
Estudo recém-publicado descreve comportamento do animal, que não é comum na espécie; vocalizações estão relacionadas à criação em cativeiro
Pesquisadores analisaram o comportamento de polvos na Austrália e perceberam que os animais podem fazer arremessos direcionados – atingindo outros indivíduos intencionalmente.
Estudo revela como os gatos gostam de receber sua comida

Gatos preferem receber comida do que se esforçar por ela, sugere estudo

Por Luisa Costa Atualizado em 16 ago 2021, 18h52 - Publicado em 16 ago 2021, 18h48
Nova pesquisa mostra que, ao contrário da maioria dos animais, gatos domésticos não apresentam forte preferência por se esforçar para obter alimento. Confira.
Os primatas trocam olhares, dão as mãos ou batem cabeças para iniciar e terminar interações. E rola até bajulação quando há hierarquia em jogo.
Pesquisadores revisaram mais de 400 estudos científicos para entender melhor o comportamento social das girafas. Eles defendem que o animal apresenta uma estrutura social pronta para ser desvendada.
A #MulherCientista desta semana descobriu que aracnídeos fazem amizade e são bons de cooperação. E agora estuda se é possível expandir a definição de comportamento social para incluir plantas e até bactérias.
A pesquisa foi feita com mais de 13 mil donos de cães. Saiba o que ela descobriu – e veja algumas dicas de como evitar esse problema no seu animal.
baleia-redes-bolhas

Vídeo inédito flagra jubartes usando “rede de bolhas” para caçar peixes

Por Guilherme Eler Atualizado em 16 out 2019, 16h50 - Publicado em 16 out 2019, 16h45
Técnica dificulta a passagem das presas, e garante que as baleias façam refeições mais fartas.
chimpanze

Chimpanzés interagem mais entre si quando assistem vídeos juntos

Por A. J. Oliveira Atualizado em 18 jul 2019, 18h21 - Publicado em 18 jul 2019, 18h08
Pesquisa demonstrou que todos os grandes primatas são capazes de estabelecer vínculos sociais quando participam de eventos compartilhados.
si_399_flores e abelhas

Flores escutam o zum-zum-zum das abelhas

Por Alexandre Carvalho Atualizado em 30 jan 2019, 12h56 - Publicado em 29 jan 2019, 10h23
Lá vai mais um ponto para a inteligência das plantas: não só escutam, como produzem um néctar mais doce quando elas estão por perto.
Não qualquer cocô, é claro: o cocô da rainha da colônia, que contém o hormônio estradiol – e transforma até a mais relapsa toupeira em uma babá dedicada do filho alheio.
SI_394_Vagalume

Luz do bumbum protege vagalumes

Por Bruno Vaiano Atualizado em 26 set 2018, 16h32 - Publicado em 25 set 2018, 18h14
Se você nunca comeu um vagalume, saiba que o gosto é horrível. É uma questão de sobrevivência: evita que eles virem lanche de predadores, como morcegos. O gosto ruim é um presente da evolução, junto à luz na traseira dos bichos. Elas formam um combo anti-predador, ensinando morcegos que eles devem comer pouquíssimos vagalumes na […]
Primeira família de corujas com 2 mãe e 1 pai já vista

Descoberta família de corujas com 2 mães e 1 pai

Por Bruno Vaiano Atualizado em 10 Maio 2018, 17h13 - Publicado em 10 Maio 2018, 17h11
É o primeiro caso de poligamia já registrado entre corujões-orelhudos – que normalmente são caçadores solitários
Assim como humanos, gatos podem ser destros ou canhotos

Assim como humanos, gatos são destros ou canhotos

Por Lucas Baranyi Atualizado em 23 jan 2018, 18h35 - Publicado em 23 jan 2018, 18h17
E o mais surpreendente: fêmeas tendem a preferir a pata direita, enquanto machos usam mais a esquerda.
Os chamados de acasalamento da espécie Cynoscion othonopterus são tão altos que ecoam no casco dos barcos pesqueiros – e podem ser ouvidos da superfície da água