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Qual a diferença entre trem e metrô?

Qual a diferença entre trem e metrô?

Por Thais Sant'Ana
Atualizado em 4 jul 2018, 20h25 - Publicado em 11 mar 2011, 10h21
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  • Pergunta – Claudia Lima, São Paulo, Sp

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    Tecnologicamente falando, nenhuma. Ambos são movidos a energia elétrica, andam sobre o mesmo tipo de trilhos e são parecidos até no interior. A diferença principal está no uso – nas cidades, os trens metropolitanos são mais empregados para transportar pessoas de diferentes cidades de regiões metropolitanas, enquanto o metrô circula apenas dentro de uma mesma cidade. Existem ainda os trens de longo percurso e os trens de carga (estes, sim, bem diferentes do metrô). Quando o primeiro metrô surgiu, em 1863, na Inglaterra, alguns trens já circulavam. Isso fez com que os metrôs, embora tivessem o mesmo padrão tecnológico, fossem um pouco mais modernosos. No Brasil, muitos trens nunca foram substituídos por composições novas, por isso muitos acham que metrô é mais moderno e trem é uma viagem ao passado.

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    Disputa de ferro Trem metropolitano e metrô têm a mesma tecnologia, mas desempenham funções diferentes nas cidades

    TÃO PERTO, TÃO LONGE O metrô circula por regiões mais densas, como o centro – é por isso que, às vezes, ele é subterrâneo, para conseguir desviar dos obstáculos. Já o trem vem de regiões menos povoadas, o que permite que ele trafegue mais em superfície – mas isso não é regra

    TAMANHO É DOCUMENTO

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    Os trens costumam ser maiores do que os metrôs. Eles têm, em média, 12 vagões, de cerca de 20 metros cada, totalizando 250 metros de extensão. Já os metrôs têm, no máximo, seis carros e 120 metros

    RITMO METROPOLITANO

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    Com composições maiores, que carregam mais gente, o tempo de intervalo entre os trens é maior que entre os metrôs. Na capital paulista, por exemplo, o tempo de espera por um metrô vai de 90 a 130 segundos. Por um trem metropolitano, a espera pode chegar a 15 ou 20 minutos

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    Procuram-se trilhos Veja as capitais com mais quilômetros de trilhos por habitante 5º Porto Alegre (RS) POPULAÇÃO – 4 milhões METRÔ – 33,8 km TREM – não tem4º São Paulo (SP) POPULAÇÃO – 20 milhões METRÔ – 66 km TREM – 260,8 km3º RECIFE (PE) POPULAÇÃO – 4 milhões TREM – 31,5 km METRÔ – 39,5 km2º Brasília (DF) POPULAÇÃO – 2 milhões METRÔ – 42,4 km TREM – não tem1º Rio de Janeiro (RJ) POPULAÇÃO – 12 milhões METRÔ – 40 km TREM – 225 km

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    COLADINHO NO METRÔ As estações de METRÔ – são mais próximas umas das outras. Isso interfere na velocidade: o TREM – tende a ser mais veloz (90 km/h em São Paulo), já que tem mais espaço para atingir a velocidade máxima entre as estações, mais distantes. O METRÔ – tem um intervalo mais curto para “engrenar” e chega a 80 km/hLOTAÇÃO ESGOTADA O METRÔ – de São Paulo transporta 3,5 milhões de passageiros por dia útil. O TREM – metropolitano da capital leva, por dia, 2,2 milhões de pessoas. No horário de pico, são nove passageiros por metro quadrado em ambos – o limite aceito deveria ser de três pessoas por metro quadrado

    Há vagas Na equação da malha ferroviária dividida por população, São Paulo perde para outras metrópolesSão Paulo POPULAÇÃO – 20 milhões KM DE METRÔ – 66 kmCidade do México POPULAÇÃO – 8,84 milhões KM DE METRÔ – 201,388 kmSeul POPULAÇÃO – 10,45 milhões KM DE METRÔ – 303,2 km

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    FONTES – Administradoras dos sistemas de trens e metrôs nas cidades citadas; Associação Nacional do Transporte Público (ANTP); IBGE; Ayrton Camargo e Silva, gerente de Projeto Funcional e Integração de Transporte da CPTM; Telmo Giolito Porto, engenheiro da Escola Politécnica da USP e diretor do grupo Tejofran

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