Qual é a maior profundidade do oceano e até onde o ser humano já desceu?
O submersível mais aventureiro da história alcançou o equivalente à altitude de um avião de cruzeiro – 11 km – rumo ao leito do Pacífico.
O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2,5 mil km a leste do arquipélago das Filipinas.
A fossa (na verdade, um conjunto de fossas) é uma espécie de vale submarino e sua parte mais profunda se localiza 11,5 km abaixo da superfície do mar – o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos EUA, ou à altitude de cruzeiro de um avião comercial.
Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.
Por 16 metros, Vescovo bateu o recorde anterior, de 1960. Naquele ano, Jacques Piccard, um oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, um tenente da Marinha americana, desceram com o submersível Triest I em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, 360 km ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
Para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta seria preciso percorrer 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser exatos 2.652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Marianas e ficar com o cume acima da linha da água.
Nota: uma versão anterior do texto trazia apenas a informação sobre o recorde de 1960. Atualizamos com o mergulho feito por Vescovo, em 2019.