Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual é a única perna do saci: direita ou esquerda?

Como não existem fotos do mito e nenhum livro de folclore mergulha tão fundo na sua descrição, é impossível definir de que lado a criaturinha pula

Por Marina Motomura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Saci

A esquerda, provavelmente. Como não existem fotos do mito e nenhum livro de folclore mergulha tão fundo na sua descrição, é impossível definir, com certeza absoluta, de que lado a criaturinha endiabrada pula, embora as representações mais conhecidas costumem apresentá-lo com a perna esquerda. “O saci é uma entidade mitológica com algum tipo de ligação com o demônio. Por isso, faz mais sentido que ele tenha só a perna esquerda. O lado esquerdo é sempre associado com o que é sinistro, fraco, maldoso, enquanto o direito é associado ao que é certo”, diz o antropólogo Renato Queiroz, professor da Universidade de São Paulo e autor de uma tese sobre o saci. Há ainda uma outra hipótese, defendida por “saciólogos” da Sociedade de Observadores de Saci – não é brincadeira: essa entidade existe mesmo. Segundo eles, a perna verdadeira do saci não seria nem a esquerda nem a direita: ficaria no meio, já que um membro de um ou de outro lado não lhe daria equilíbrio para ficar em pé e saltitar. “Essa idéia também faz sentido porque o saci já nasceu com uma perna só, não ficou manco ao longo da vida”, diz Renato Queiroz. No caso de essa teoria ser a verdadeira, surge outra dúvida: como será que o saci faz xixi?

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.