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Qual é o avião mais rápido do mundo?

Se for para considerar só a velocidade, mesmo, o ouro vai para o X-15A2, um avião experimental que a Nasa, agência espacial americana, apresentou há 37 anos. Ele chegou a mais de 7 mil km/h, mas com um porém: não decolou sozinho. Suas asas eram pequenas – para não resistir muito ao ar – e […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51
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  • Se for para considerar só a velocidade, mesmo, o ouro vai para o X-15A2, um avião experimental que a Nasa, agência espacial americana, apresentou há 37 anos. Ele chegou a mais de 7 mil km/h, mas com um porém: não decolou sozinho. Suas asas eram pequenas – para não resistir muito ao ar – e por isso ele só conseguia sair do chão de carona em outro avião, sendo solto como se fosse uma bomba. Já entre os aviões de verdade, o mais veloz foi o Sr-71 Blackbird. Ele tinha metade da velocidade do X-15, mas era capaz de sair do chão sozinho. Como o Blackbird era de uso militar, fica a dúvida (e a surpresa) em relação ao mais rápido avião de passageiros da história. Quem se lembrou do Concorde errou, pois ele perde para um “clone” russo (veja no infográfico). Mas, de fato, quando se fala em aeronave rápida, quem ficou na memória foi mesmo o Concorde. Produzido por uma aliança entre os governos francês e britânico – daí o nome, “concórdia”, em francês -, ele voou pela primeira vez em 1969.

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    Numa velocidade de mais de 2 120 km/h – contra 912 km/h de um Boeing -, ele ia de Nova York a Paris em 3 horas e 45 minutos. Mas, com tanta agilidade para os passageiros, por que a coisa não vingou? Porque o petróleo ficou caro demais. No início da década de 1970, o combustível quadruplicou de preço e a viabilidade comercial do Concorde foi para o espaço. É que o supersônico levava pouco mais de 100 passageiros e bebia 20 toneladas de querosene por hora, contra 11,5 de um Boeing capaz de carregar mais de 400 pagantes. Com isso, o preço de uma passagem no Concorde chegou a 20 mil reais! Alguns ricaços ainda ajudaram a sustentar certas linhas do avião, mas um acidente que matou 114 pessoas na França em 2000 aumentou ainda mais os prejuízos. O Concorde, então, parou de voar em 2003.

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    Na livraria:

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    The Encyclopedia of Modern Military Weapons, Chris Bishop, Barnes & Noble, 1999

    Na internet:

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    https://www.aerospaceweb.org/question/performance/q003ob.shtml

    https://www.pbs.org/wgbh/nova/supersonic/nextgeneration.html

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    https://www.concordesst.com

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    Esquadrilha sem fumaça Velocidade do som é primeira marcha para essas seis máquinas campeãs em várias categorias

    XB-70 VALKYRIE

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    Velocidade máxima: 3 310 km/h (Mach 3,1)

    São Paulo-Nova York em: 2 horas e 18 minutos

    Período em atividade: entre 1964 e 1966

    O avião mais rápido na categoria bombardeiros foi desenvolvido nos Estados Unidos para que pudesse atacar a União Soviética sem ser interceptado. Mas o Valkyrie era caro e pouco seguro. Só dois foram construídos: um caiu e o outro acabou num museu

    TUPOLEV 144

    Velocidade máxima: 2 550 km/h (Mach 2,4)

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    São Paulo-Nova York em: 3 horas

    Período em atividade: entre 1968 e 1978

    O avião de passageiros mais veloz é este aqui, um clone soviético do Concorde lançado um ano antes do “original”. Mesmo rápido, o “Concordski” estava mais para uma Brasília que para uma Ferrari: seu barulho e vibração beiravam o insuportável. Foi aposentado após duas quedas

    MIG-25 FOXBAT B

    Velocidade máxima: 3 400 km/h (Mach 3,2)

    São Paulo-Nova York em: 2 horas e 15 minutos

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    Período em atividade: de 1964 até hoje

    Essas turbinas tamanho “Joana Prado” não estão aí à toa. O Mig-25 é o caça mais rápido do mundo. Ele foi uma resposta da União Soviética ao XB-70 Valkyrie, dos Estados Unidos. Mesmo ultrapassado, ainda equipa Forças Aéreas de muitos países

    X-15A2

    Velocidade máxima: 7 115 km/h (Mach 6,7)

    São Paulo-Nova York em: 1 hora e 4 minutos

    Período em atividade: 1967

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    O X-15 é o campeão absoluto de velocidade, mas era quase um foguete. A Nasa o desenvolveu para testar a estabilidade de vôo a velocidades e altitudes extremas, o que foi útil para seus programas espaciais. Em 2001, a Nasa tentou chegar a 10 000 km/h com o X-43A, sem piloto. Mas o avião caiu

    SR-71 BLACKBIRD

    Velocidade máxima: 3 590 km/h (Mach 3,35)

    São Paulo-Nova York em: 2 horas e 8 minutos

    Período em atividade: entre 1964 e 1998

    Entre os aviões para valer, que decolam sozinhos, o Blackbird é o número 1 em velocidade. Ele fazia serviços de espionagem para os Estados Unidos. Seu recorde dificilmente será batido, pois as Forças Aéreas do mundo todo vêm dando preferência a aviões mais ágeis do que velozes

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    F-15 EAGLE

    Velocidade Máxima: 2 690 km/h (Mach 2,5)

    São Paulo-Nova York em: 2 horas e 48 minutos

    Período em atividade: de 1972 até hoje

    Os americanos queriam fazer um caça que fosse dos Estados Unidos à Europa sem reabastecer. E rápido. A resposta foi o F-15, o mais veloz caça americano. Velho de guerra, vai ser substituído pelo caça-bombardeiro F/A-22, ainda em testes, até 2010

    OBS. 1: Mach é quantas vezes mais rápido que o som o avião voa. A forma como o número de Mach é apresentado para cada aeronave varia em função de sua altura típica de vôo

    OBS. 2: Foi Adotada a distância de 7 653 quilômetros entre São Paulo e Nova York. Foram descartadas no cálculo desse trajeto as limitações no uso da velocidade máxima e de autonomia, além do tempo de pouso e decolagem

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