Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Qual é o instrumento usado para cortar metais no fundo do mar?

Há diversos instrumentos, e não são muito diferentes dos que são usados na superfície. O equipamento mais comum é o chamado maçarico de oxi-corte, muito útil também fora da água para cortar folhas de metal em indústrias. Primeiro, a chama do maçarico – criada pela queima de um gás como o acetileno ou mesmo o […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h02 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Há diversos instrumentos, e não são muito diferentes dos que são usados na superfície. O equipamento mais comum é o chamado maçarico de oxi-corte, muito útil também fora da água para cortar folhas de metal em indústrias. Primeiro, a chama do maçarico – criada pela queima de um gás como o acetileno ou mesmo o gás de cozinha – eleva o metal a mais de mil graus centígrados, temperatura em que ele pode se oxidar – em outras palavras, enferrujar. Para que isso aconteça, ao mesmo tempo o maçarico dispara um jato de oxigênio puro, com alta pressão, que corrói o metal já desgastado, fazendo um corte perfeito. E é exatamente essa combinação de dois jatos, um de gás e outro de oxigênio, que permite à chama do maçarico permanecer acesa mesmo embaixo da água. Porém, algumas ligas metálicas, como o aço inoxidável, não sofrem esse enferrujamento rápido. Aí, o jeito é usar o corte por plasma. O plasma é uma espécie de gás energizado, no qual os átomos se transformam em íons, ou seja, ficam eletricamente carregados.

Por isso, o plasma pode conduzir uma corrente elétrica fortíssima pelo metal, derretendo-o rapidamente. Para se ter uma idéia, a temperatura desses jatos de plasma é da ordem de 15 mil graus centígrados! Uma outra técnica mais recente é o corte com diamante, a substância mais dura que se conhece. Um longo fio metálico, reforçado com pequenos diamantes, gira em polias, como se fosse uma serra elétrica, cortando o metal. “Todas as técnicas têm lugar no mercado, mas existem alguns aspectos técnicos e preocupações ambientais que favorecem a tecnologia por fio de diamante”, diz o engenheiro Eddie Grant, representante de uma empresa especializada em corte submarino.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.