Qual é o papel social dos selos?

Os selos são eficazes fontes de conhecimento e, além de popularizar informações, cumprem um papel social. No canto de várias cartas estão chamados de atenção para a situação dos animais, das plantas e das pessoas, você já reparou? Uma das emissões de maior destaque sobre a fauna brasileira foi lançada em 2008 e apresenta três […]

Por Estúdio ABC
Atualizado em 22 fev 2024, 10h35 - Publicado em 11 set 2015, 22h24
  • Os selos são eficazes fontes de conhecimento e, além de popularizar informações, cumprem um papel social. No canto de várias cartas estão chamados de atenção para a situação dos animais, das plantas e das pessoas, você já reparou?

selos-amazonia

Uma das emissões de maior destaque sobre a fauna brasileira foi lançada em 2008 e apresenta três animais amazônicos ameaçados de extinção: o peixe-boi-da-amazônia, a ariranha e a lontra. Ela divulgou a importância da biodiversidade das espécies nacionais e mostrou a riqueza do nosso ecoturismo para o mundo.

arvores-do-brasil

Para promover a proteção ambiental da flora brasileira foi emitida, em outubro de 2012, a coleção “Árvores Brasileiras – Tesouros Nacionais”, que contou com a ajuda do Serviço Florestal Brasileiro. Nas gravuras, o tronco é formado pela palavra “vida”; o solo, por “preservação”; e a copa é composta por nomes de espécies de madeiras conhecidas no Brasil.

selo-trafico

Em 2015, no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, os Correios lançaram a emissão especial “Luta Contra o Tráfico de Pessoas”. O objetivo foi chamar a atenção do mundo para este problema cada vez mais urgente.

Que tal usar o ativismo dos selos como uma ideia de classificação para a sua coleção? É a filatelia social!