Clique e assine a partir de 8,90/mês

Qual foi a primeira ave da Terra?

Por Yuri Vasconcelos - Atualizado em 4 jul 2018, 20h29 - Publicado em 18 abr 2011, 18h25

Foi o Archaeopteryx, que viveu no final do Período Jurássico, entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás. Meio ave, meio dinossauro, ele foi contemporâneo dos répteis famosos. O fóssil desse tataravô das aves de hoje foi descoberto no final do século 19 na Alemanha e ajudou os cientistas a compreender um pouco melhor a evolução das aves. Além de terem asas e o corpo coberto por penas (que são nada mais do que escamas modificadas), as aves são caracterizadas por ter bico, ossos ocos e uma espécie de quilha no osso do peito, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas. Segundo a teoria mais aceita, esses animais surgiram a partir de uma linhagem de dinossauros bípedes. Mas ainda restam muitas dúvidas. Até hoje, os cientistas não conseguem desenhar uma linha evolutiva delas nem sabem qual foi a primeira a tomar o jeitão das aves modernas.

É ou não é?