Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Qual foi o primeiro carro a combustão?

O Benz Patent-Motorwagen mais parecia uma carruagem sem cavalos. Seu motor era bem simples e havia só três rodas. Confira neste infográfico

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h42 - Publicado em 27 Maio 2013, 14h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ele era bem parecido com uma carruagem, mas sem cavalos. Chamado de Benz Patent-Motorwagen, o veículo alemão foi o primeiro carro equipado com o tipo de motor que usamos até hoje. Aliás, essa era a única semelhança com os modelos atuais: a caranga era sustentada por três rodas, acomodava apenas duas pessoas sentadas e tinha só uma marcha, além de uma direção toda diferente.

    Publicidade

    A engenhoca foi inventada por Karl Benz e sua patente foi reconhecida pelo império alemão em 1886. Mesmo não existindo rodovias, postos de gasolina e peças de reposição, foram vendidas 25 unidades em três versões. Sem proteção contra a chuva e feito para acomodar uma pessoa, ela até podia levar duas, mas isso comprometia o desempenho.

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    RAIO-X
    O conjunto todo, sem passageiros, tinha as seguintes dimensões

    Peso: 265 kg
    Comprimento: 2,7 m
    Altura: 1,4 m

    Continua após a publicidade

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    (André Toma/Mundo Estranho)

    1) DIREITA OU ESQUERDA
    Uma alavanca que funcionava como o leme de um barco guiava o veículo. Em vez de usar as duas mãos num volante, você precisaria de apenas uma para colocar a alavanca para o lado direito ou esquerdo e direcionar a viagem. Dependendo da velocidade e da superfície do terreno, era difícil controlar o carro.

    Continua após a publicidade

    2) PÉ NA TÁBUA
    A estrutura do veículo era construída com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas eram compostas de aros de aço e pneus de borracha

    3) PISANDO FUNDO
    Com um cavalo de potência e capacidade de 0,954 litro, o motor fazia as rodas girarem até 400 vezes por minuto. Assim, o invento alcançava a velocidade máxima de 16 km/h em 45 segundos. A tração era nas rodas traseiras.

    4) HORA DE PARAR
    Os freios eram acionados na mesma alavanca da direção. Ao ativá-los, tiras de couro brecavam a roda da frente. Em 1887, a nova versão do veículo transferiu os freios para as rodas traseiras, aumentando a segurança.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    • Relacionadas

     

    (André Toma/Mundo Estranho)

    5) ENCHE O TANQUE
    O veículo tinha um tanque de gasolina com capacidade de 1,5 litro. Sua autonomia era de somente 15,9 km, o que dá o consumo de 10,6 km por litro.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    (André Toma/Mundo Estranho)

    6) ENGATE A RÉ
    A carruagem motorizada era refrigerada a água e tinha somente uma marcha. Um sistema de cintas de couro levava até as rodas a informação de que a única marcha tinha sido engatada e, a partir daí, dois discos de metal faziam as rodas começarem a rodar. Antes de sair andando, era preciso rodar a ignição na parte traseira do veículo.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    PIONEIROS DO AUTOMOBILISMO
    “Automóvel” é todo veículo que se move sozinho. Conheça alguns que abriram portas para o setor.1769-1770
    A VAPOR
    Um trator criado pelo francês Nicolas Joseph Cugnot como reboque para canhões foi o primeiro veículo a vapor.1832-1839
    A ELETRICIDADE
    A carruagem inventada pelo escocês Robert Anderson tinha baterias recarregáveis e um pequeno motor elétrico.1886
    A COMBUSTÃO
    Criado por Karl Benz, o Benz Patent-Motorwagen foi registrado no escritório imperial de patentes alemão.

    1916
    EQUIPAMENTOS BÁSICOS
    O primeiro carro com ignição (chave), acelerador, freio, embreagem e marchas, bem parecido com os atuais, foi o Cadillac Type 53.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    FONTES: Mercedes Benz Austrália, sites BBC, Top Gear UK, e automuseum-dr-carl-benz.de, e livros The Car: A History of the Automobile, de Jonathan Glancey, e Car: The Definitive Visual History of the Automobile, de DK Adult

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.