A novidade apareceu em 1913, nos Estados Unidos, quando um trechinho do filme The Adventures of Kathlyn foi exibido antes da estreia, em outra sessão, para atrair espectadores. Porém, como era um filme seriado, ou seja, dividido em capítulos, o trailer rolava no final e pouca gente esperava até o fim dos créditos para assistir. A partir de 1919, porém, os trailers começaram a passar antes dos filmes, com o surgimento da distribuidora National Screen Services, que se especializou em criar prévias dos filmes – no começo, simplesmente exibiam-se os primeiros minutos do longa. Com o passar das décadas, as narrativas foram ficando mais elaboradas, com apresentação de personagens e roteiros que, em vez de resumir a história, procuravam instigar a curiosidade do público pelo filme. Em 1968, surgiu uma das maiores produtoras de trailers da história, a Kaleidoscope Films, que reinou durante 30 anos. A companhia popularizou a voz de Don LaFontaine, – falecido em 2008 -, que narrou mais de 5 mil trailers. Atualmente, o custo médio para produzir um trailer no Brasil é de 30 mil reais. Já em Hollywood, pode chegar a mais de 800 mil reais.
>> Quem produz o trailer é a distribuidora – empresa que adquire o filme da produtora e o vende aos cinemas
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“IN A WORLD”
Confira a expressão consagrada pelo locutor mais famoso da história dos trailers no link: bit.ly/vozdotrailer
FONTES Cláudia Melissa, autora de Trailer: Cinema e Publicidade no Mesmo Rolo, e Günther Mittermayer, professor da Reticom Escola de Cinema.