Quantos adolescentes sofrem de depressão no Brasil?
Até a década de 1970, acreditava-se que a depressão era exclusividade de adultos. Hoje, sabe-se que a doença atinge até crianças.
Não há um número exato, mas, segundo a Associação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem dessa doença. Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos teens têm a doença. Se considerarmos todas as faixas etárias, são 121 milhões de pessoas deprimidas no planeta ou cerca de 2% de todas as pessoas que existem na Terra. Ainda segundo a OMS, 9,5% das mulheres e 5,8% dos homens são ou serão vítimas da doença em algum momento da vida.
Nos adolescentes, os sintomas mais comuns são queda do rendimento escolar, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, falta de energia, tristeza e perda de interesse pelas atividades cotidianas. O duro é que os sintomas são confundidos facilmente com comportamentos típicos adolescentes – quem é que nunca ficou meio de bode ou revoltado uma vez na vida?
Até a década de 1970, acreditava-se que a depressão era exclusividade de adultos, mas, hoje, sabe-se que crianças, adolescentes e até bebês podem sofrer com a doença. Na maioria dos casos, o tratamento mais indicado é a psicoterapia, em alguns casos acompanhada do uso de medicamentos antidepressivos.