Quem conquistou mais território: Napoleão, Gêngis Khan ou Alexandre?
Todos comandaram grandes campanhas de expansão. Mas nenhum deles sequer chega perto do líder mongol
Foi Gêngis Khan, título do chefe mongol Temujin, que conquistou quase 20 milhões de km2. Em segundo lugar vem Alexandre, cujos domínios ultrapassaram 5 milhões de km2. O terceiro é Adolf Hitler, que no auge da expansão da Alemanha nazista chegou a controlar mais de 3 milhões de km2, ganhando de Napoleão Bonaparte, que conquistou cerca de 2 milhões de km2. Nessa lista, consideramos apenas os impérios construídos pela ação de um conquistador – um líder que geralmente usava a força de seus exércitos para dominar vastas porções de terra. Mas nem sempre um grande império nasce só do poderio militar. Foi o que rolou, por exemplo, no caso do Império Britânico, que no século 19 tornou-se o maior império já surgido, com 37 milhões de km2, um quarto do planeta. Na época governado pela rainha Vitória, o Império Britânico resultou mais de aquisições realizadas a partir do século 17 por empresários e companhias particulares do que de guerras vencidas pelos britânicos.
1- GÊNGIS KHAN
Área dominada – 20 milhões de km2
Território em relação ao Brasil – 2,3 vezes maior
Época – De 1200 a 1227
Trajetória – À frente de uma tribo mongol nômade, Gêngis Khan dominou pela força várias tribos rivais na Mongólia até 1206. Depois, partiu para a briga na Ásia Central: 1. Em 1211, atacou o Império Chin, no norte da China, e tomou a cidade mais importante, Pequim, quatro anos mais tarde. 2. Depois, expandiu seus domínios em direção ao oeste e conquistou boa parte do território asiático, chegando até as margens do mar Cáspio. Após a morte de Gêngis Khan, seus filhos e netos ampliaram ainda mais o Império Mongol.
Principal inimigo – Império Chin (chinês)
Que fim levou – Morreu em 1227, em circunstâncias desconhecidas. Algumas versões dizem que morreu depois de cair de um cavalo, durante uma caçada ou em meio a uma batalha
2- ALEXANDRE
Área dominada – 5 milhões de km2
Território em relação ao Brasil – 60% do tamanho do Brasil
Época – Entre 335 a.C. e 323 a.C.
Trajetória – Herdeiro do Império Macedônico, Alexandre comandou seu exército avançando contra os persas no território da atual Turquia, contornando a costa do Mediterrâneo e conquistando o Egito, no norte da África. 2. Depois, ele domina boa parte de Oriente Médio e oeste da Ásia, parando nas fronteiras ocidentais da Índia, pois seus soldados recusavam-se a seguir.
Principal inimigo – Império Persa
Que fim levou – Morreu de motivos incertos em 323 a.C. Seus domínios foram divididos entre seus generais, que entraram em luta entre si e desintegraram o império
3- HITLER
Área dominada – 3 milhões de km2
Território em relação ao Brasil – 40% do tamanho do Brasil
Época – Entre 1938 e 1945
Trajetória – 1. Hitler anexou com manobras políticas a Áustria em 1938 e 2. ocupou a Tchecoslováquia e a Polônia no ano seguinte, dando início à Segunda Guerra Mundial. 3. No conflito, dominou a França e uma porção do norte da África. 5. Seu avanço foi contido depois de invadir a União Soviética, em 1941.
Principal inimigo – Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos
Que fim levou – Suicidou-se em Berlim em 1945, no fim da Segunda Guerra
4- NAPOLEÃO
Área dominada – 2 milhões de km2
Território em relação ao Brasil – 25% do tamanho do Brasil
Época – Entre 1799 e 1815
Trajetória – 1. Em 1780, Napoleão derrotou os exércitos da Áustria e submeteu a Suíça e a Holanda, 2. além de anexar territórios da atual Itália. 3. Invadiu em seguida sua ex-aliada Espanha e tratou de consolidar seu império, que chegou a dominar boa parte da Europa. 4. Fracassou na tentativa de conquistar a Rússia, sendo derrotado definitivamente em 1815 por tropas lideradas pelos britânicos.
Principal inimigo – Grã-Bretanha e Rússia
Que fim levou – Exilado na ilha de Santa Helena, no sul do oceano Atlântico, morreu em 1821