São Paulo recebe exposição gigante dos Beatles – veja fotos
Tenda de 20 mil metros quadrados armada no estacionamento do Shopping Eldorado tem cenários interativos que promovem viagem na história da banda
Será inaugurada amanhã (24/8) em São Paulo a Beatlemania Experience, uma exposição interativa sobre a carreira dos Beatles. O evento acontece em uma tenda de 2 mil m2 montada no estacionamento do Shopping Eldorado e está aberto a visitação até o dia 30 de setembro. A entrada custa R$ 50.
A exposição é composta de uma série de salas temáticas que formam um caminho específico, orientado cronologicamente. No começo, vemos fotos e materiais dos Quarrymen, primeiro nome da banda, e então seguimos por uma reprodução do famoso Cavern Club, de Liverpool. Somos então conduzidos a uma sala que reproduz diversos itens colecionáveis, como jogos, almofadas, brinquedos, pôsteres e revistas (incluindo brasileiras).
O mais legal do evento é a sua aposta em interatividade. Há mesas com fones de ouvido para ouvir playlists de cada fase do grupo e painéis com projeções que podem ser manipuladas com o toque. Mas a melhor parte é uma sala de realidade virtual em que, usando fones e óculos especiais, é possível reviver a antológica apresentação dos Beatles no Shea Stadium, em Nova York, em 1965. O espectador assume a posição de um dos 50 mil membros da plateia e tem a experiência de ver os Beatles na distância original. Como o vídeo é em 360º, é possível olhar para todos os lados e ver desde as fãs histéricas na sua lateral até o céu noturno na parte de cima.
Há ainda uma reprodução da fachada dos estúdios Abbey Road, o interior de um submarino amarelo em tamanho real e uma incrível reprodução do show no topo do prédio da Apple Corps em Londres em 1969 – o último show dos Beatles. Para essa sala, é feita uma projeção num fundo vazado que dá a impressão de estar vendo os músicos em pessoa.
Entre os itens expostos, a maioria é reprodução, mas há alguns originais notáveis, como uma guitarra de George Harrison, alguns objetos de merchandising e até um pedaço do chão da igreja onde Paul McCartney e John Lennon se encontraram pela primeira vez.
Com curadoria do jornalista Ricardo Alexandre, a exposição é realizada pela empresa Let It Be, integrada por Christian e Rodrigo Tedesco, da casa de shows Tom Brasil, e Carlos Gualberto, da Branco Produções. Segundo a organização, o governo inglês, parceiro da empreitada, gostou tanto do projeto que pretende exportá-lo para outros países.
BEATLEMANIA EXPERIENCE
Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo
De 24 de agosto a 30 de setembro (terça a domingo, a partir das 12h)
Preço: R$ 50
Ingressos: www.ingressorapido.com.br