3 notícias sobre: infecções raras
Doenças incomuns, e perigosas, andaram dando as caras pelo mundo.
China reporta caso de peste bubônica
A doença foi detectada em Ningxia, no noroeste do país. A idade, o sexo e as condições do paciente não foram divulgadas. Em abril, as autoridades chinesas já haviam encontrado um rato infectado com a bactéria Y. pestis, causadora da doença (a Peste Negra, que matou 25% da população europeia na Idade Média). Ela é tratável com antibióticos, mas mesmo assim leva à morte em 10% dos casos.
Oriente Médio tem surto de febre hemorrágica
O Afeganistão registou 119 casos de febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF), em 22 províncias do país. É a segunda onda este ano: entre janeiro e maio, o Iraque havia reportado 212 casos da doença. Ela é causada pelo nairovirus, transmitido por carrapatos, e mata 9% a 50% dos infectados. Pode ser tratada com ribavirina, um remédio antiviral, mas ele precisa ser aplicado rápido.
EUA alertam sobre vírus em bebês
O governo americano divulgou um alerta sobre o parechovirus humano (PeV), que em maio começou a ser encontrado em bebês de vários estados do país. Esse vírus tem alguns subtipos. Um deles, o PeV-A3, pode causar danos neurológicos e doença respiratória severa em recém-nascidos. E é justamente ele que está sendo detectado (1). O vírus é transmitido pela respiração e pelo contato com fezes.
Fonte 1. CDCHAN-00469. Centers for Disease Control, 2022.
O que é o “ló” do pão de ló?
Por que a Nova Zelândia irá erradicar gatos selvagens?
O que é “rage bait”, eleita palavra do ano pela Oxford University Press
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Cem anos da Mecânica Quântica: uma história de ciência, inovação e geopolítica







