Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

A aposentadoria do estetoscópio

Cientistas norte-americanos inventam aparelho que em breve tornará obsoleto o estetoscópio. Através de uma tela e de sensores, o médico pode ver o coração do paciente, aumentando o nível de acerto dos diagnósticos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 dez 1991, 22h00

O tradicional estetoscópio, usado para examinar o coração, está ameaçado de e tornar em breve, peça de museu: cientistas da Universidade Yale, nos Estados Unidos, criaram um aparelho que permite ao médico ver as batidas cardíacas do paciente. Segundo eles, o novo DSP (do inglês, fonocardiógrafo espectral dinâmico) é capaz de realizar diagnósticos precoces de problema cardíacos que podem ser fatais, como estreitamento de artérias ou defeitos nas válvulas. Esses distúrbios geram ruídos característicos que o especialista, com muito treino de ouvido, percebe com o estetoscópio.

O DSP capta as batidas cardíacas com um microfone supersensível e quebra as ondas sonoras em freqüências diferentes, mostradas em uma tela. A imagem é imediatamente comparada à de um coração normal. O que o gráfico aponta como primeiro som é justamente a contração do músculo; o segundo som é a expansão. Qualquer ruído entre os dois é sinal de um defeito nas válvulas. A vantagem do aparelho recém-criado em relação ao estetoscópio é que, no exame convencional na tela a quantidade de ruído, porém, ele pode saber exatamente qual a sua gravidade.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.