Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Anestesia por computador

Um anestesista inventou um novo método de controlar a dose de anestésicos e garantir que o paciente fique inconsciente pelo tempo necessário.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 30 nov 1992, 22h00

Uma em cada cem pessoas que se submetem a cirurgias passa pela desagradável experiência de acordar mais cedo do que se espera – bem no meio da operação. Preocupado com o susto e as dores desse despertar, o anestesista Gavin Kenny, da Glasgow Royal Infirmary, inventou um novo método de controlar a dose de anestésicos e garantir que o paciente fique inconsciente pelo tempo necessário. Para prever o despertar prematuro, os médicos normalmente apenas observam as reações externas da pessoa, como lágrimas, suor, ou alteração dos batimentos cardíacos. Mas nem sempre essa é uma forma confiável. A nova técnica usa um computador para monitorar, minuto a minuto, a resposta que o cérebro do paciente dá a um determinado estímulo auditivo. O sinal devolvido pelo cérebro é diferente, conforme a pessoa esteja acordada ou não: basta analisá-lo para saber a real situação do paciente. Caso o cérebro esteja acordando, o anestesiologista reforça a dose e o obriga a dormir novamente. Também se pode evitar a aplicação exagerada de anestésicos, que mantém o paciente desacordado mais tempo que o necessário.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.