A origem do beisebol está no críquete inglês e num jogo infantil conhecido no século XVIII por rounder. Hoje, é muito popular em países como EUA, Japão, Venezuela e Cuba. Os cubanos, por sinal, têm a melhor equipe amadora do mundo. Foram medalha de ouro nos Jogos de Barcelona de 1992, quando ocorreu a primeira participação do beisebol como esporte olímpico.
EQUIPAMENTO
Taco: em Olimpíadas só é usado o de alumínio.
Bola: tem entre 22,5 e 23,5 centímetros de circunferência, pesando entre 141,8 e 148,8 gramas. Seu centro é de borracha ou cortiça, enrolado com fios de lã e costurada com duas tiras de couro branco.
Capacete: conta com protetores para as orelhas.
Luva: é de couro. O jogador de primeira base e o apanhador usam luvas maiores.
A indumentária do apanhador: luva de couro com espuma, capacete protetor, máscara para o rosto e colete e joelheiras para proteger o corpo.
LANÇAMENTO
Rápido: a bola é sustentada entre o polegar e os dedos indicador e médio, apoiada no anular e separada da palma da mão.
Em curva: a forma de pegar é similar à anterior, mas aqui o dedo médio pressiona mais a bola do que o dedo indicador.
Lento: tem os mesmos movimentos do rápido, mas a bola aqui sai lentamente. O efeito dado nela parece criar perturbações no ar.
O LANÇAMENTO
1 – O arremessador olha para o seu apanhador para ver se ele dá um sinal sobre que lançamento fazer.
2 – De lado, apóia-se sobre uma das pernas enquanto as mãos se erguem sobre a cabeça.
3 – A perna da frente é erguida acima da cintura.
4 – Com uma passada larga, o braço é colocado diretamente atrás
do corpo.
5 – Após cair sobre o pé dianteiro, o braço se lança sobre o ombro e a bola é atirada.
6 – O movimento do braço termina com o cotovelo quase tocando o joelho dianteiro.
Os jogadores
A defesa: tenta apanhar a bola rebatida para poder interromper a corrida do batedor, tocando nele ou fazendo a bola chegar na base seguinte antes dele. A bola apanhada sem que tenha tocado no chão elimina o batedor.
Arremessador: envolve a bola para despistar sobre como irá arremessar. Se errar A quatro lançamentos, será substituído. Se o batedor falhar três vezes, ele também vai ser trocado.
Apanhador: é mantido o mesmo nos diversos lançamentos.
Primeira, segunda e terceira base: cobrem as respectivas bases para anular os corredores.
Interbase: move-se alternadamente na defesa da segunda e terceira base.
Jardineiros: pegam as bolas longas acertadas pelo batedor e as lançam à base para onde corre o batedor, antes que ele a conquiste.
O BATEDOR
O jogador tenta rebater a bola com força o bastante para ter tempo de avançar pelas bases antes da defesa pegá-la. Uma volta completa equivale a quatro pontos.