GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões do Salomão ao salaminho

Fábio Marton

Salomão
Terceiro rei de Israel, Salomão governou em paz e restaurou a estrutura do reino. Ele construiu o templo de Jerusalém, que se tornou o maior símbolo de resistência aos invasores, pois foi destruído em 586 a.C. pelos babilônicos e reconstruído novamente em 538 a.C. Até ser destruído de vez pelos romanos, o que levou os judeus à…

Diáspora
No ano 6, Israel tornou-se uma província do Império Romano, sob o nome de Judeia. Em 66, os judeus se revoltaram. Quando a revolta foi esmagada, em 70, o templo de Jerusalém foi destruído e os judeus, expulsos, indo morar em locais que iam da Índia até a Europa, onde acabaram por ajudar a fundar o…

Sistema Bancário
Em 1179, os cristãos foram proibidos de emprestar dinheiro a juros, mas os judeus podiam emprestar a não judeus. Empréstimos – e os confiscos das fortunas dos judeus – financiavam guerras, mas também influenciaram o surgimento de uma nova classe social: a burgue-sia. Que mudaria o mundo séculos depois, através do…

Iluminismo
A burguesia tinha dinheiro, mas não era nobre. Por isso investiu na filosofia iluminista, que acabaria com os privilégios da nobreza. A Revolução Francesa usou essa bandeira, assim como a unificação da Itália. Com a queda dos poderes locais, muitos italianos ficaram sem terras e saíram do país, levando consigo receitas, como o…

Salaminho
Encher uma tripa com carne condimentada e deixá-la curtir por alguns meses, deixando formar uma capa de mofo (o mesmo do queijo camembert) já era feito na Itália desde o tempo dos romanos. O rei Salomão era poderoso, mas não podia se deleitar com essa receita: vai carne de porco no salaminho, proibida pelo judaísmo.