GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dor de cabeça pode ter várias causas

Quais são os principais tipos de dor de cabeça?

As dores de cabeça, ou cefaléias, podem ser classificadas em três tipos principais. A enxaqueca representa cerca de 60% dos casos e é criada por substâncias químicas produzidas pelo próprio cérebro. Os outros 40% dos casos são predominantemente causados pela cefaléia cervicogênica e pela tensional. “A cefaléia cervicogênica é provocada pela compressão dos nervos occipitais, que ficam na parte de trás da cabeça”, explica o neurologista Edgard Rafaelli Júnior, da Sociedade Brasileira de Cefaléia. A dor que surge por ressaca de uma bebedeira, por cansaço ou por qualquer outro motivo cotidiano é chamada de cefaléia tensional episódica. Sabe-se que também é causada por substâncias produzidas pelo cérebro, mas seu mecanismo não é conhecido.

Outros tipos de dores também incomodam. Uma delas é aquela provocada por deficiências da visão, como hipermetropia e astigmatismo, mais rara do que se imagina e geralmente localizada no olho afetado. Recentemente, descobriu-se que o uso excessivo de analgésicos provoca também a cefaléia crônica diária. Ela acontece quando o organismo deixa de produzir a endorfina, um tipo de anestésico que ajuda a reduzir a dor. O uso prolongado de analgésicos pode inibir a produção da endorfina, diminuindo as defesas naturais. É recomendado que toda pessoa que sinta dor de cabeça mais de uma vez por mês procure um neurologista. “Todo tipo de cefaléia pode ser tratado e alguns têm cura”, diz Rafaelli.

Os principais tipos de cefaléia

A dor de cabeça decorre, geralmente, de reações químicas produzidas pelo cérebro.

Enxaqueca

O cérebro produz noradrenalina, substância que transmite impulsos elétricos entre as células. Depois de várias reações, a noradrenalina libera outras duas substâncias (P e CGRP) que inflamam as artérias do crânio.

Dia a dia

A dor que surge em ressacas ou períodos de cansaço também é provocada por substâncias produzidas pelo cérebro, mas ignora-se como elas agem. Não são as mesmas da enxaqueca porque o incômodo é mais fraco e menos constante.

Pescoço

Na cefaléia cervicogênica, uma pequena lesão na coluna cervical faz o músculo trapézio pressionar os nervos occipitais. A dor começa no pescoço e pode passar para toda a cabeça.