Está estressado? Vá lavar uma louça
Cientistas descobriram que uma pilha de pratos sujos pode ser a chave para o relaxamento. Mas você precisa se esforçar para chegar lá
Não é só xingamento de Facebook em discussão política. É ciência, mesmo. E quem diz é o pessoal da Universidade Estadual da Flórida, que avaliou os benefícios calmantes de uma pia cheia de louça suja.
Toda a pesquisa foi feita tendo como base o mindfulness, aquele tipo de meditação em que o foco é na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Ou seja, o que vale é o aqui e o agora. E, aparentemente, o aqui e o agora de quem está lavando louça é um estado bem relaxante. Mas você precisa se esforçar um pouquinho para atingir essa graça.
Foi assim: 51 estudantes foram gentilmente convidados a lavar uma pilha de louça suja. De acordo com a observação dos pesquisadores, os voluntários que se concentraram nas sensações do contato da água com as mãos ficaram bem mais tranquilos do que os que simplesmente lavaram de qualquer jeito. Quem meditou durante a lavagem ficou 27% menos nervoso e 25% mais inspirado.
Então, quando alguém te mandar lavar louça para se acalmar, talvez seja uma boa ideia aceitar a sugestão.
Por que os pássaros não peidam?
Inquilinas de baleias, cracas dão pistas sobre caminho da água nas jubarte
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela
A história do Vazio de Boötes, o pedaço mais assustador do Universo
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







