Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Maconha afeta formação do cérebro

Estudo mostra que ela pode causar alterações anatômicas no órgão se for consumida durante a adolescência - e isso tem consequências comportamentais

Por Bruno Garattoni 15 jul 2021, 10h37

O uso da cannabis na adolescência interfere no desenvolvimento do órgão, que fica com áreas do córtex pré-frontal mais finas (um efeito que geralmente só se manifesta na velhice), e maior quantidade de receptores canabinoides, que se conectam às moléculas da droga.

Foi essa a conclusão de um estudo realizado por cientistas de sete países (1), que analisaram 1.598 exames de ressonância magnética realizados por 799 adolescentes entre 14 e 19 anos. Os pesquisadores também aplicaram um teste psicológico – e constataram que as pessoas com córtex mais fino eram mais impulsivas.

Fonte 1. Association of Cannabis Use During Adolescence With Neurodevelopment. M Albaugh e outros, 2021.