Nascer com peso elevado contribui para a obesidade na infância
Estudo traça a partir de qual peso o recém-nascido merece cuidado redobrado para não ficar obeso no futuro
Ao avaliar mais de 10 mil crianças americanas, pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, chegaram à seguinte conclusão: aquelas que nasceram muito pesadas apresentavam maior risco de serem obesas durante a infância.
Para ter ideia, os bebês que vieram ao mundo com mais de 4,5 quilos tinham uma probabilidade 69% maior de serem bem rechonchudos na época do jardim de infância. Na segunda série – último período escolar analisado pelos pesquisadores – 23,1% deles eram obesos. Já entre os que nasceram com o peso normal, essa taxa era de 14,2%.
Para os experts, o dado indica que, ao lidar com um recém-nascido gorducho, os pediatras deveriam redobrar os cuidados. Não se engane: a obesidade impactar negativamente na saúde desde os primeiros anos de vida.
O que tirar de lição
Segundo os cientistas, seria interessante que os pediatras tivessem um cuidado especial com os pais desses bebês maiores. Assim, ao orientá-los sobre a importância de um estilo de vida saudável, as crianças ficariam mais protegidas contra a obesidade.
Os perigos do excesso de peso na infância
+ Problemas ortopédicos
+ Aumento na pressão arterial
+ Alterações nos níveis de triglicérides e glicose
+ Formação de placas de gorduras nas artérias
+ Redução de colesterol bom (HDL)
—
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saúde